A 1ª Feira Inclusiva Empreendedora de Prudente teve início nesta sexta-feira (20) e vai até domingo (22), no Salão do Seminário (Paróquia Nossa Senhora Mãe da igreja). São 35 expositores de Presidente Prudente e região e oito entidades da cidade, que mostram os seus trabalhos, desde alimentação, vestuário, artesanato, serviços, perfumaria, entre outros.
A feira surgiu da necessidade e dos desafios enfrentados pelas famílias de PCDs (Pessoas com Deficiência). Uma das idealizadoras do evento, Adriana Arruda Cordeiro Canholi, mãe de um menino com autismo, explica que as famílias de PCDs, muitas vezes, passam por dificuldades financeiras, emocionais, para cuidar dessas pessoas. “Eu mesma tive de deixar o meu trabalho CLT para cuidar do meu filho, levar na entidade, médico, então, comecei a perceber que não estava sozinha nisso, outras mães, pais, tutores, curadores, também passavam por isso e que faltava uma rede de apoio, como por exemplo mostrar numa feira o que essas pessoas produzem. Precisava fazer alguma coisa para que essas pessoas fossem vistas”.
Adriana e outras três mães atípicas - Paula Sylla, Thaiane Ferreira e Jenifer Lima -, resolveram organizar essa feira. “Queremos incluir não só as mães atípicas, mas também os pais, tutores, curadores e os PCDs empreendedores”. Adriana ressalta que essa feira é apenas a primeira, pois pretende realizá-la todos os anos.
Além de produtos e serviços, a feira também terá palestras de diversos temas como as deste sábado:
- A realidade de dois extremos do Espectro Autista
- Cooperativismo
- Os desafios do empreendedorismo e da maternidade atípica
- Empreendedorismo, anticapacitismo e inclusão nas empresas
No domingo terá a exibição do curta-metragem “Encontro Inoportuno” e em seguida um debate sobre o filme com o tema “Adoção Consciente”.
SAIBA MAIS
1ª Feira Inclusiva Empreendedora
Até domingo (22)
Salão do Seminário - Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja
Rua João Goetz, 414 - Jardim Esplanada
Sábado das 10h às 21h
Domingo das 10h às 13h
Foto: Adriana Canholi