Como forma de amenizar a dor. De colocar para fora, desabafar, a agente de saúde, Helena Cararo, que é formada em Jornalismo, resolveu compartilhar com o público uma parte da sua história de vida que lhe causou muita tristeza, mas que também a fez sentir e provar o verdadeiro amor de Deus pelo milagre da vida, num livro o qual deve ser lançado em meados de março: “As Aventuras de PH”. Na obra, ela retrata a dor da perda de dois filhos por ela e o Cararo Alves, a alegria de ser agraciada com uma terceira gestação e, novamente surpreendida por Deus, desta vez com um bebê especial com síndrome de Down.
Esse é o segundo livro de Helena. O primeiro foi o “Shokonsai, A Vida Celebrando a Morte”, que conta a história do único cemitério japonês fora do Japão, o maior da América Latina, que fica na cidade de Álvares Machado. Ela também tem um livro de poesias pronto, mas ainda não está publicado. E já começou outro sobre moradores de rua.
“As Aventuras de PH” começou a ser escrito quando a mamãe perdeu Paulo Henrique, em sua tão aguardada primeira gestação. Nove meses tranquilo. Cesariana agendada para uma terça-feira, porém na segunda ela simplesmente não sentiu seu menininho mexer. “Fui para o hospital, já não tinha mais batimentos, não havia mais vida ali. Depois a segunda gestação, e o aborto com 12 semanas... Veio a depressão, comecei a passar por psiquiatra, e numa das sessões com a psicóloga, ela me orientou a escrever como se fosse um diário, e colocar nele como eu imaginava que o Paulo Henrique era. E assim comecei a escrever”, conta.
Helena diz que o livro tem aproximadamente 25 imagens que mostram o que está sendo narrado, tem letra de música, poesia e fotos da primeira e segunda gravidez e do Dominick para finalizar.
PH é um anjinho bem sapeca que mora no céu onde faz muita bagunça. Lá eles brincam, correm, jogam futebol, soltam pipa, sobem em árvores. Um dia PH descobre uma janela que tem no céu e começa a olhar para a terra, onde vê um casal que ele gosta muito. Ele vive imaginando quando vai nascer, porque Deus vai preparando os anjos para descerem a Terra.
Enquanto são preparados recebem ensinamentos de pessoas que já morreram, foram para o céu e falam da vida na Terra. São pais que perderam filhos, mulheres que abortaram e depois não conseguiam mais engravidar, pessoas que adotaram várias crianças, casais que perderam os filhos em acidentes ou por doença, outros que doaram órgãos. E eles vão aprendendo que para tudo Deus tem um propósito na vida dessas pessoas. “Eu peguei várias histórias reais que vivenciei no dia a dia e introduzi nesses ensinamentos que os anjinhos, assim como o PH, recebem no céu”, narra Helena.
Um dia PH some do céu! Mas como Deus sabe que no céu não tem nada de ruim, e como ele era muito arteiro, devia estar escondido em algum lugar. Não deveria ter acontecido nada de ruim com ele. Contudo, certo dia, Deus descobre onde está PH. Ele havia fugido para a Terra e entrado na barriga dessa mamãe.
“E o que Deus faz? Vem buscá-lo pelas orelhas, tipo um menino sapeca. ‘Volta aqui, não é sua vez. E pega o PH pelas orelhas e o leva de volta para o céu. É nesse momento que eu acabo tendo a perda. Ele morre pra gente aqui na Terra, mas na verdade voltou para o céu!”, exclama Helena, adiantando um pouquinho dessa emocionante história.