Últimos dias de preparação para o Enem 2020

Professores do ensino médio falam sobre versão digital inédita, adaptação ao ensino remoto na pandemia, dão orientações e dicas para estudantes que farão as provas

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 14/01/2021
Horário 05:10
Foto: Freepik
Questões interdisciplinares e contextualizadas compõem o Enem
Questões interdisciplinares e contextualizadas compõem o Enem

Este começo de ano será marcado pela aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. A atual edição impressa do exame será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto-piloto, a prova será realizada também em versão digital para 100 mil inscritos, desta vez, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Professores do ensino médio de Presidente Prudente falam sobre o exame, orientam e dão dicas para os alunos que nestes últimos dias acreditam não estarem bem preparados ainda para o importante desafio.
Geofrei Rodrigo dos Santos Dias, 34 anos, professor de história da EE (Escola Estadual) Professora Anna Antonio, comenta que pelo fato da avaliação este ano ocorrer durante uma pandemia isso pode gerar uma tensão a mais durante o exame. Como os alunos serão obrigados a utilizar máscaras, ele orienta que simulem o ambiente de prova em casa. É um exercício que pode ajudar. Faça avaliações de anos anteriores utilizando a máscara de proteção e cronometre o tempo de duração do exame, isso ajuda a assemelhar os desafios do dia da prova. 
Nestes últimos dias que antecedem o Enem, o professor diz que é importante diminuir o ritmo e revisar conteúdos já estudados. Aproveitar para relembrar alguns conceitos mais importantes que são cobrados com frequência nos exames. “O Enem é constituído, em sua maioria, de questões interdisciplinares e contextualizadas, exigindo que o aluno mobilize conhecimentos de diversas disciplinas na resolução de uma questão. Diante disso, é importante manter-se informado em relação aos temas mais importantes da atualidade acompanhando notícias em portais, assistir e ler jornais, artigos. A redação, etapa importante do exame que exige amplo conhecimento interdisciplinar e atual, pode ajudar o estudante na conquista de seus objetivos”, destaca o professor.

Num projeto-piloto, a prova será realizada também em versão digital para 100 mil inscritos

Mantenha a calma, respire e foque

A professora de língua portuguesa e literatura da Escola Estadual Fernando Costa, mais conhecida como IE, Karina Smerdel, complementa orientando que o aluno mantenha a calma nesses últimos dias. Isso porque é natural certa ansiedade, mas é importante saber controlá-la para não perder o foco. “Algumas dicas que ajudam: não desanimar, organização, rever o local e o horário da prova, manter uma rotina levando em conta o horário do exame, como levantar e almoçar mais cedo, uma revisão elaborando um mapeamento do conteúdo que estudou, marcando os temas das disciplinas e as possíveis sugestões de tema de redação. Nesse esboço, o estudante vai relembrar os conteúdos e adquirir mais segurança para encarar as provas”, expõe Karina.
Geofrei lembra que o Enem é uma avaliação extensa e, para muitos, cansativa. Por isso ele orienta e diz ser  importante levar uma garrafa de água para se hidratar durante a avaliação. “Sempre que estiver perdendo o foco, peça para ir ao banheiro ou tomar uma água. Respire fundo, lave o rosto, coma um chocolate. Isso pode ajudar a recuperar o foco na avaliação, mas esteja sempre atento ao tempo de prova”, recomenda o professor.

Pandemia, um desafio a mais

De acordo com Geofrei, obviamente que os alunos concluintes do ensino médio tiveram um desafio a mais este ano, em decorrência da pandemia. Muitos, nessa etapa final, não tiveram o mesmo empenho e desempenho que teriam caso estivessem na presença física de seus professores na escola. Em casa é preciso ter muita disciplina para não se distrair com o celular, a televisão ou as redes sociais nos momentos em que deveriam estudar. “Mesmo com o distanciamento, nós professores, sempre nos colocamos à disposição de todos para esclarecer as dúvidas. Algumas vezes, respondemos alunos aos finais de semana, feriados e até de madrugada. O importante é sentir que estamos realizando o nosso papel de educadores e, mesmo em um ano atípico como esse, fizemos o melhor para garantir a aprendizagem de todos”, pontua Geofrei.
Karina acrescenta que esse momento exigiu adaptação aos estudos para o ensino remoto, e cada um dos profissionais da educação e estudantes tiveram que escolher a melhor forma possível para acompanhar e concluir os conteúdos. “Imagino que alguns estudantes terão mais dificuldades, mas isso não atrapalhará o desempenho e farão as provas do Enem com êxito”, acredita Karina.

Expectativas para a prova digital

Sobre o fato inédito das provas digitais, Geofrei ressalta que toda mudança causa um pouco de apreensão e expectativa sobre os resultados. Ele lembra que o momento que passam é de um processo de mudança no currículo com a aprovação do novo ensino médio e a aplicação do Enem digital é parte deste processo. “A diversificação de itinerários formativos [onde o aluno pode escolher áreas de formação mais específicas em relação as suas necessidades], obriga, também, o governo repensar a maneira como avalia os estudantes. Nesse primeiro momento de Enem digital precisamos, todos, como educadores, refletir sobre os novos modelos de avaliação exigidos e, após um ano de uso das tecnologias em sala de aula com a pandemia, devemos repensar nossas práticas adaptando-se ao novo modelo do exame, e de ensino pós-pandemia. A mudança do processo de ensino-aprendizagem, inclusive avaliação, é inevitável”, enfatiza o professor de história.
Karina revela que sua expectativa é bem grande, e “espero que ela se torne mais moderna com uma interação de vídeos e infográficos com os estudantes, a fim de facilitar a construção de informações necessárias para a conclusão desta avaliação do Enem”, almeja.

MACETES PARA A PROVA

* Primeiramente entender como funciona o Enem
1º Dia – São 90 questões objetivas de linguagens e códigos e ciências humanas. Começar pela leitura da proposta de redação e ir pensando nela enquanto dá andamento na prova. Na realização da prova, um primeiro passo, é entendê-la. Para isso, o aluno deve primeiramente ler a matriz de referência do Enem, onde constam as competências e objetos de estudo do exame. Com isso o aluno saberá, exatamente, o que se espera dele na avaliação.

2º Dia – São 90 questões objetivas de matemática e ciências da natureza. Elencar as questões e começar resolvendo as que considere fáceis, depois as médias até chegar nas difíceis. Essa dinâmica trará um maior rendimento na prova. Fazer uma leitura atenta das questões é imprescindível para uma boa interpretação e resolução das questões. 

Fotos: Cedidas

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