"Levanta e anda"

OPINIÃO - Dennis Luiz Gomes Pereira

Data 05/09/2024
Horário 05:00

“Irmão, você já se deu conta de que é o único representante do seu sonho na face da Terra? Se isso não te fizer correr, chapa, eu não sei o que vai!”. A música "Levanta e Anda", do rapper Emicida, encapsula a essência de sonhar com um futuro melhor. Sonhar é ir além do sensível; às vezes, se materializa, outras vezes não. 
Com versos que falam sobre resiliência e a importância de seguir em frente, mesmo diante das adversidades, a canção inspira a não desistir, a se levantar após cada queda e a continuar perseguindo seus sonhos. A frase "Mas eu sei que vai, que o sonho te traz. Coisas que te faz prosseguir" simboliza a esperança de que, apesar dos desafios, dias melhores estão a caminho. 
Essa mensagem de superação está profundamente conectada ao poder transformador da educação. Assim como a música nos faz levantar e seguir em frente, a educação tem a capacidade de nos impulsionar a dar o próximo passo, a subir um novo degrau no conhecimento. Cada avanço nesse caminho do aprendizado é um passo em direção a uma nova descoberta. 
Tal como Emicida nos incentiva a persistir, a educação nos fornece as ferramentas necessárias para alcançar nossos objetivos e realizar nosso potencial máximo. "Levanta e Anda" não é apenas um chamado à ação, mas também um lembrete de que o caminho para o sucesso é construído com esforço, dedicação e, muitas vezes, enfrentando as maiores dificuldades possíveis. 
"É um novo tempo, momento, pro novo a sabor do vento", canta Emicida, reforçando que os desafios nos fortalecem e nos preparam para os obstáculos que estão por vir. Da mesma forma, a educação nos ensina a pensar criticamente, a questionar o status quo e a encontrar soluções inovadoras para os problemas mundanos. 
O avanço nesse caminho de aprendizagem, as novas possibilidades que se formam ou até mesmo se transformam, é o ponto crucial em uma linha de crescimento. Cada passo dado, cada dificuldade superada, cada conhecimento adquirido é um avanço significativo rumo a um “sonho” realizado. 
A educação não é apenas sobre acumular conhecimento, mas sobre aprender a viver e a se adaptar em um mundo em constante mudança. É se levantar a cada vento! Sonhe! Caia várias vezes! Retorne mais forte. Como a música sugere em seu conceito, é preciso encontrar forças para continuar, mesmo quando tudo parece desmoronar. O nome disso é resiliência! Ou melhor, o nome disso também é sonho. Sonhar nunca foi e nunca será ruim. Precisa sim de umas regras, mas que sejam as suas. 
O sonho de ser grande na educação deve ser para todos. Aliás, o sonho da melhor educação deve ser para todos. Uma educação transformadora, que o levantar seja o primeiro passo do saber. Como Emicida nos lembra: "Levanta e anda", pois, em dias comuns, é que encontramos a força para recomeçar, para nos reinventar e para abraçar as oportunidades de um sonho a ser realizado.
 

Publicidade

Veja também