A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), promove neste mês a Campanha “Janeiro Branco 2025”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, abordando temas como ansiedade e depressão.
Para o mês de janeiro, a Rede de Saúde Mental e Atenção Psicossocial preparou uma programação com base no tema da campanha 2025: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que as pessoas, as famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas, que estimulem a valorização da saúde mental, como prioridade coletiva.
De acordo com a supervisora de Saúde Mental, Edileia Paula Squizatto Novais, já estão confirmadas ações nos grupos contínuos de Saúde Mental, que ocorrem na Unidade Básica de Saúde da Vila Real, no Grupo de Orientações à Família e no grupo referente à cirurgia bariátrica.
Outra ação já confirmada será dia 29 de janeiro, às 9h30, no Caps AD III, na Rua dos Ipês Roxos, 490, na Cohab, quando haverá uma apresentação de um grupo musical, que envolverá os pacientes dos Caps II, Caps III, Caps AD III, que irão realizar, em conjunto, essa atividade cultural de fortalecimento de vínculos.
Ainda dentro da programação, outra ação prevista para os pacientes do Caps do Ana Jacinta, que deve acontecer no dia 22, no período da manhã, no Balneário da Amizade. Os pacientes irão participar de atividade externa.
Nos Caps, os temas do Janeiro Branco são abordados em rodas de conversas e atividades que contam com apoio das equipes, envolvendo a população em geral.
Em Prudente, os serviços de Saúde Mental abrangem: Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Drogas e Tabaco); Caps II Infantojuvenil; Caps II Maracanã; Caps III Ana Jacinta.
SAIBA MAIS
Os munícipes que necessitam de atendimento relacionado à saúde mental podem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência, seja criança ou adulto. Por meio desse atendimento, o paciente será encaminhado para uma das especialidades, conforme a indicação médica.
Leia mais:
Janeiro Branco: mês da conscientização da saúde mental e emocional