A Companhia O Que Será de Nós, de São José do Rio Preto (SP), traz para Presidente Prudente seu mais recente espetáculo circense, interpretado pela atriz e palhaça, Fernanda Missiaggia, "Dona Miúda para Menores". A apresentação gratuita, com a proposta de mostrar para as crianças, por meio do riso e da brincadeira, que meninas também podem fazer, conhecer e ser o que elas quiserem, será neste domingo, às 19h, na praça da Vila Operária.
Na peça, a palhaça surge em sua bicicleta carregada de surpresas para contar, entre pedaladas e brincadeiras, histórias de mulheres que mudaram e mudam o mundo com suas descobertas, ousadias e experimentos, a exemplo da cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), da jogadora de futebol brasileira Marta, da tenista estadunidense Serena Williams e de muitas outras.
"Queremos mostrar às crianças a potência e as possibilidades que elas possuem para crescerem sem limites e subverterem o sistema patriarcal, que limita a vivência da mulher a pressupostos de ser 'bela, recatada e do lar'", expõe a atriz.
Lançando mão do jogo e das ações físicas como elementos norteadores da narrativa, o trabalho se utiliza da palhaçaria feminina para fomentar a conscientização das crianças em relação à equidade de gênero e é um desdobramento da peça "Dona Miúda para Maiores", estreada pela companhia em 2019, também com direção de Adriane Gomes.
"QUEREMOS MOSTRAR ÀS CRIANÇAS A POTÊNCIA E AS POSSIBILIDADES QUE ELAS POSSUEM PARA CRESCEREM SEM LIMITES E SUBVERTEREM O SISTEMA PATRIARCAL, QUE LIMITA A VIVÊNCIA DA MULHER A PRESSUPOSTOS DE SER 'BELA, RECATADA E DO LAR'"
Fernanda Missiaggia
O projeto é realizado por meio do ProAC Editais 10/2021, modalidade Circo, do Governo do Estado de São Paulo. A apresentação em Presidente Prudente tem o apoio do Galpão da Lua.
"A palhaçaria feminina é um movimento que está em um crescente, mas que ainda é muito recente em comparado com os primórdios do circo. Um espetáculo de uma mulher/palhaça, que traz na sua encenação e dramaturgia características e referências de outras mulheres, potencializa este movimento tão importante na história do circo", reflete a atriz.
Astronauta, cientista, cantora, atleta, artista, palhaça... Tantas mulheres maravilhosas! Entre as pedaladas e as brincadeiras, Dona Miúda vai te contar sobre algumas mulheres, ou melhor, incríveis mulheres que mudaram e mudam o mundo com suas descobertas, ousadias e experimentos. Assim, todo mundo fica sabendo o que, realmente, as meninas podem e andam fazendo.
A dramaturgia foi construída de forma simultânea à encenação e sua preparação para os números de palhaçaria contou com uma imersão em Campinas (SP) junto às orientadoras. Já a interação com a diretora se deu por meio de encontros presenciais e online.
Sobre a criação do espetáculo, Adriane Gomes observa ser necessário que o fazer artístico dialogue com o que inquieta, com as coisas que precisam ser mudadas na sociedade. "Difundir as conquistas de tantas mulheres que foram e são importantes para nossa humanidade é mais do que urgente, pois são muitas décadas de apagamento e até mesmo apropriações destes feitos. Isso nos ajuda a ampliar a potência do nosso fazer artístico e da nossa percepção de como devemos nos posicionar”,
Fundada em 2014, em São José do Rio Preto, pelos atores Fernanda Missiaggia e Bruno Cavalcanti, a Companhia nasceu a partir da necessidade de ambos de aprofundar a pesquisa e a experimentação sobre a linguagem do cômico. Formados em Artes Cênicas na UEL (Universidade Estadual de Londrina), iniciaram a pesquisa principalmente através do palhaço ainda na graduação. A primeira montagem, “Adondedormem”, de 2016, tem direção de Ricardo Puccetti (Lume Teatro, de Campinas) e sua estreia aconteceu após um processo de pesquisa de cerca de um ano. O espetáculo circulou por cidades dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Ceará.
Em 2019, por meio do Prêmio Nelson Seixas, lei de incentivo local, a trupe montou o solo “Dona Miúda para Maiores”, dirigido por Adriane Gomes, o primeiro da palhaça, para adultos, cuja pesquisa se desdobra na atual e envolve a palhaçaria feminina e formas de colocar na cena, por meio do riso, questionamentos sobre equidade de gênero.
SERVIÇO
"Dona Miúda para Menores", da Cia. O Que Será de Nós, será neste domingo, às 19h, na Praça da Vila Operária, em Presidente Prudente. 45 minutos. Gratuito. Livre. Tradução em libras.
FICHA TÉCNICA
Direção: Adriane Gomes
Palhaça: Fernanda Missiaggia
Orientação artística: Naomi Silman e Marília Ennes
Produção: Gabrielly Arcas
Figurino e ilustrações: Bruno Cavalcanti
Sonoplastia: Bárbara Poeta
Costureira: Elizete Mota
Assessoria de Imprensa: Graziela Delalibera
Design gráfica: Elissa Pomponio