Água doce é qualquer líquido natural ou congelado, contendo baixas concentrações de sais dissolvidos e outros sólidos totais dissolvidos. Embora o termo exclua especificamente a água do mar e a água salobra, inclui águas não salgadas ricas em minerais.
A água doce pode abranger água congelada e derretida em lençóis de gelo, calotas polares, geleiras, campos de neve e icebergs, precipitações naturais como precipitação, queda de neve, granizo e escoamentos superficiais que formam corpos d'água interiores, como pântanos, lagoas, lagos, rios, córregos, bem como águas subterrâneas contidas em aquíferos, rios e lagos subterrâneos.
A água doce é o recurso hídrico de maior e mais imediato uso para os seres humanos, fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos. Muitos organismos podem prosperar em água salgada, mas a grande maioria das plantas superiores e a maioria dos insetos, anfíbios, répteis, mamíferos e pássaros precisam de água doce para sobreviver.
A água doce nem sempre é água potável. Grande parte da água doce da Terra é, em grau substancial, imprópria para consumo humano sem algum tratamento. A água doce pode ser facilmente poluída por atividades humanas ou devido a processos naturais, como a erosão.
A água doce representa menos de 3% dos recursos hídricos do mundo, e apenas 1% está prontamente disponível. Apenas 3% dela é extraído para consumo humano. A agricultura utiliza cerca de dois terços de toda a água doce extraída do meio ambiente. A água doce é um recurso natural renovável e variável, mas finito. A água doce é reabastecida por meio do processo do ciclo natural da água, no qual a água dos mares, lagos, florestas, terra, rios e reservatórios evapora, forma nuvens e retorna para o interior como precipitação.
No entanto, se mais água doce for consumida por meio de atividades humanas do que naturalmente restaurada, isso pode resultar na redução da disponibilidade de água doce de fontes superficiais e subterrâneas, e pode causar sérios danos aos ambientes circundantes e associados. A poluição também reduz a disponibilidade de água potável.