GEIV inspeciona auxílios à navegação aérea no Aeroporto de Prudente

Juntamente com profissionais da ASP, empresa responsável pela gestão do local, todos os procedimentos de certificação foram feitos

PRUDENTE - ALINE MARTINS

Data 19/02/2024
Horário 20:06
Foto: ©️ Erik Funahashi
Aferição e fiscalização do Papi foram realizados nesta segunda, no aeroporto prudentino
Aferição e fiscalização do Papi foram realizados nesta segunda, no aeroporto prudentino

O aeroporto de Presidente Prudente recebeu nesta segunda-feira o GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), equipe da FAB (Força Aérea Brasileira) para aferição e fiscalização do PAPI (em inglês Precision Approach Path Indicator), ou seja, Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão. 
O PAPI é um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica aos pilotos em aproximação se estão no ângulo e altitude corretas para o pouso. Juntamente com profissionais da ASP, empresa responsável pela gestão do aeroporto, todos os procedimentos de certificação foram feitos.
Conforme apurado pela reportagem, para gerir o espaço aéreo brasileiro com segurança e eficácia, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), braço da FAB, precisa manter aferidos e operando seus equipamentos de auxílios a navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão. O GEIV tem essa missão de aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas. 
Para tal, a FAB utiliza um Legacy 500 (IU-50), uma sofisticada aeronave-laboratório fabricada pela EMBRAER e equipada exclusivamente com avançados recursos de navegação, comunicação e vigilância aérea, além de tecnologia de ponta e sistemas embarcados de última geração.
Além da aeronave, durante a aferição, uma parte da equipe fica no solo ajustando o PAPI conforme as solicitações da equipe de dentro da aeronave. Assim, juntamente com profissionais da ASP, fazem todo o ajuste necessário para que tudo funcione perfeitamente. Isso prova mais uma vez que a aviação é segura e tudo o que é necessário é feito para manter a excelência. 
Vale lembrar que o avião, nestas fiscalizações, decola e pousa várias vezes e nada tem a ver com qualquer tipo de problema e sim, com os procedimentos naturais a serem cumpridos durante essa aferição.

 

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