“Garoto prodígio” de Prudente se classifica em duas competições internacionais de matemática

Miguel Rosa dos Santos conquistou medalha de ouro na Copernicus Math Olympiad e Singapore Math Global Finals

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 25/03/2025
Horário 07:10
Foto: Cedida
Miguel Rosa dos Santos é ouro em competições internacionais
Miguel Rosa dos Santos é ouro em competições internacionais

Miguel Rosa dos Santos, que completa 10 anos hoje (25), de Presidente Prudente, foi premiado e classificado em duas importantes competições - Copernicus Math Olympiad (em 22 de fevereiro) e Singapore Math Global Finals (em 2 de março). Em ambas, Miguel conquistou a medalha de ouro, além de ficar entre os melhores do mundo.

Segundo Josiane Luzia Mendonça dos Santos, mãe do Miguel, o desempenho dele nessas competições destaca seu talento excepcional em matemática e abre portas para oportunidades incríveis de representar o Brasil em nível global. “Suas conquistas são notáveis, especialmente considerando sua idade, e demonstram o potencial de um futuro brilhante na área da matemática. Vale ressaltar que esta já é a 112ª medalha em olimpíadas do conhecimento”.

Copernicus Math Olympiad

A mãe explica que a Copernicus Math Olympiad é uma competição internacional de grande relevância, dedicada a impulsionar a excelência no aprendizado da matemática entre estudantes do 3º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A rodada global do evento, que acontecerá na Universidade de Columbia, em Nova York, no final de julho, reunirá os melhores talentos matemáticos de diversos países, promovendo um intercâmbio cultural e intelectual enriquecedor e Miguel foi convidado a participar. 

“Ao proporcionar um ambiente desafiador e estimulante, a competição incentiva os jovens a superarem seus limites e a alcançarem seu pleno potencial, preparando-os para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado. Além disso, a olimpíada contribui para a identificação de jovens talentos na área da matemática, que poderão se tornar futuros líderes e inovadores em diversas áreas do conhecimento”, explica Josiane.

Miguel realizou a olimpíada no dia 22 de fevereiro e se destacou, conquistando a medalha de ouro e ficando entre os melhores do mundo. De acordo com a mãe, essa olimpíada representa um marco de extrema relevância. “Essa vitória atesta o notável nível de habilidade e conhecimento matemático do estudante em um cenário internacional, posicionando-o entre os melhores do mundo e abrindo portas para futuras oportunidades, como bolsas de estudo em universidades de prestígio e participação em projetos de pesquisa”.

Singapore Math Global Finals

No dia 2 de março, o “garoto prodígio” alcançou mais um feito conquistando a medalha de ouro e garantindo o primeiro lugar no Brasil, além do 28º lugar no ranking mundial, na Singapore Math Global Finals.  Essa competição é um evento que celebra a excelência no aprendizado da matemática e identifica os melhores "Heróis da Matemática" em todo o mundo. Miguel também foi convidado para competir em Singapura, uma ilha localizada no sudeste da Ásia, no mês de julho.

Como é a participação nessas competições

A mãe explica que as olimpíadas são feitas online, com rígido sistema de monitoramento gravado, em  plataformas especializadas com sistema de monitoramento e compartilhamento de tela que detecta áudio, vídeo, cola ou plágio, além de duas câmeras - uma monitorando o ambiente em que ele está e outra com foco nele. “A participação também pode ser feita por escola, mas infelizmente aqui na região não tem nenhuma que participa. Ele já foi competir por algumas escolas de São Paulo, mas fica muito caro levar sempre”.

Josiane conta que o ruim desse sistema de monitoramento é que se passar um carro ou pessoas gritando na rua, ele capta e desclassifica na hora o competidor. “Não pode nem ler em voz alta que desclassifica.  Sempre que é possível escolher o horário, colocamos amanhecendo o dia ou bem à noite para evitar problemas e ele ser desclassificado, pois ele já foi desclassificado duas vezes por isso”.

Preparação para as competições

Miguel, que completa 10 anos hoje (25), está cursando o 5º ano na unidade do Sesi da Vila Furquim, em Prudente. Sua rotina é planejada para otimizar seu desenvolvimento. São várias atividades que equilibram o rigor acadêmico com o bem-estar emocional.

Além das aulas regulares, Miguel dedica um tempo à preparação para as olimpíadas, principalmente as competições internacionais de matemática, que têm um nível altíssimo, e para isso ele utiliza as plataformas Amplexo e Medalhei. 

Segundo a mãe, sua paixão não se limita aos números, ele também se aventura no mundo da robótica e da tecnologia, desenvolvendo projetos criativos e inovadores em casa e agora também no FabLab do Sesi, um espaço que estimula a experimentação e a prototipagem.

Para garantir seu equilíbrio emocional e seu bem-estar, Miguel também participa de sessões de terapia, que o auxiliam a lidar com as pressões e expectativas inerentes ao seu talento excepcional. Nos momentos de lazer, ele se entrega à sua paixão por jogos de tabuleiro e atividades que desafiam seu raciocínio lógico, encontrando diversão e aprendizado em cada partida. 

Patrocínio

Josiane ressalta que a medalha de ouro serve como um poderoso estímulo para o Miguel continuar se dedicando à matemática e a buscar novos desafios, inspirando outros jovens a se interessarem pela área e contribuindo para a formação de futuros cientistas e inovadores. “Como família, buscamos oferecer apoio incondicional e estamos tentando patrocínio para viabilizar a participação do Miguel nos dois mundiais de matemática que se aproximam [Singapura e Nova York]. Acreditamos que o talento de Miguel merece ser compartilhado com o mundo, e que sua participação nessas competições será uma oportunidade única de representar Prudente e o Brasil e ajudar a inspirar outras crianças e jovens a perseguirem seus sonhos”.

Foto: Cedida

“Garoto prodígio” cursa o 5º ano na unidade do Sesi da Vila Furquim, em Prudente

Publicidade

Veja também