O Programa DST/Aids, de Presidente Prudente, divulgou ontem o balanço da campanha Fique Sabendo, realizada na última semana de novembro em todas as unidades de saúde, na Praça Nove de Julho e no Campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os números superaram a expectativa do departamento, que estimava realizar 7 mil exames de HIV e sífilis. Ao todo foram 7.648 testes, incluindo 2.661 de HIV e 2.660 de sífilis. Também foram promovidos 1.129 exames rápidos de hepatite B e 1.198 de hepatite C.
O objetivo da campanha foi alertar a população quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Saviolo, este foi o balanço mais expressivo desde o início da campanha em Prudente, há 10 anos. Os dados também surpreendem quando comparados aos de outras regionais do Estado. “Entre todas as regiões de saúde do Estado, estamos na terceira colocação, à frente de cidades muito maiores, como Ribeirão Preto e o litoral”, completa.
Dia mundial
A campanha foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro. A ação consiste em intensificar a realização de testes de HIV e sífilis em pontos estratégicos e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) da cidade. Como já noticiado por este diário, de janeiro a novembro deste ano, 67 pessoas foram diagnosticas com HIV em Prudente, sendo 51 homens e 16 mulheres. Atualmente existem 849 portadores de HIV sendo atendidos pelo ambulatório do programa em Prudente, que também abrange a região. Destes, 776 são residentes da maior cidade regional.