“Filhos da Ciça” lança videoclipe e se prepara para estreia de álbum

Clipe “A Felicidade Mudou”, lançado na última sexta, explora as angústias e desesperos de quem vive a incapacidade de sentir as alegrias da vida

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/11/2024
Horário 09:00
Foto: Divulgação/@GASALUCINAÇÃO
Banda prudentina lança nesta sexta, o 2ª disco da carreira, “Vermelho”
Banda prudentina lança nesta sexta, o 2ª disco da carreira, “Vermelho”

É sob as luzes do Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, que a banda prudentina Filhos da Ciça produziu o videoclipe “A Felicidade Mudou”, lançado na última sexta-feira. Com tom mais intimista e denso, o single antecipa o aguardado álbum “Vermelho”, com data de estreia para esta sexta, dia 29.

“Para este clipe, nós havíamos planejado gravá-lo em um local que consideramos importante para a cultura da cidade [Presidente Prudente], e decidimos que o Teatro Paulo Roberto Lisboa seria o espaço ideal, pois ele é palco para muitos artistas que nos inspiram”, explica o vocalista e baixista, Robson Soares.

A produção foi feita totalmente de forma independente e contou com o apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, que cedeu o teatro para a gravação, além de amigos da banda, que auxiliaram em todo o processo. 

Soares conta que o visual minimalista do videoclipe e a ausência de pessoas no teatro reforçam a mensagem da música: ilustrar o sentimento de angústia vivenciado pelo ser humano que se encontra incapaz de experimentar a felicidade. “A escolha pela simplicidade visual também trouxe contraponto com a sonoridade densa da música”, conta.

Dirigido pelo fotógrafo Augusto de Souza, a produção também foi um momento de explorar a criação e o casamento entre música e imagem, e estudar a técnica slow motion com sync, que é quando as imagens acontecem de forma lenta, mas os movimentos da boca e instrumentos estão sincronizados com a velocidade do som.

Sobre a escolha da canção como primeiro single do novo álbum, o músico explica que por ser a faixa com menos instrumentos gravados, contando apenas com baixo, bateria e guitarra.

“Essa sonoridade representa bem o que somos: um power trio [baixo, bateria e guitarra] e isso simboliza muito o trabalho que fizemos ao longo dos nossos cinco anos de formação”, destaca.

Para o guitarrista e vocalista José Roberto Barbosa, a música marca um momento de mais maturidade da banda, com a letra mais densa e feita com a formação básica dos Filhos da Ciça e apenas alguns elementos de percussão. “O ritmo de ‘A felicidade mudou’ é completamente diferente de tudo o que fizemos, e algo muito forte na composição é a dicotomia entre a guitarra e baixo. A guitarra tem um papel melódico e atmosférico, enquanto o baixo conduz com acordes”.

“Vermelho", o segundo álbum de uma trilogia

O novo álbum da banda, “Vermelho”, já tem data de lançamento marcada: 29 de novembro. O disco é o segundo de uma trilogia (seguido de “Roxo”), que explora a sinestesia da música e cores.

Os ouvintes podem esperar por uma sonoridade composta de arranjos que exploram a diversidade rítmica da América do Sul, além de composições que refletem a história e problemáticas do país.

Lançamento do álbum

O show de lançamento de “Vermelho” será realizado no dia 14 de dezembro, sábado, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A entrada será gratuita.

SERVIÇO 
Confira o videoclipe de “A felicidade mudou”: https://youtu.be/cnkUOqidst4.
Redes sociais: @filhosdacica




 

Publicidade

Veja também