Este, sem dúvidas, será um Natal diferente para muitas famílias que estavam acostumadas a reunir todas as pessoas queridas em uma celebração repleta de gratidão, comunhão e reconhecimento do que a data realmente significa. Mesmo sem a possibilidade de promover as ceias como nos anos anteriores, é preciso ressignificar este momento e entender que, sim, é possível manter o espírito natalino. “É importante lembrar que o Natal deste ano talvez seja o que mais se aproxime ao primeiro Natal, onde estavam presentes, naquela manjedoura de Belém, apenas José, Maria e o Menino Deus. O único presente que se trocou aquela noite foi o presente de Deus para a humanidade, ou seja, a vinda do seu Filho”, afirmou a Diocese de Presidente Prudente.
A instituição lembrou ainda que a ceia, que possivelmente se celebrou naquela época, não deve ter contado com muitas espécies, apenas alimentos básicos para satisfazê-los, sendo que nem por isso faltou amor e nem a graça. Além disso, afirmou que este Natal será sim agraciado, pois a graça de Deus continua a nascer em todos nós. “Por isso, a importância de refletir sobre o Natal e propagar o Evangelho de Cristo, a fim de trazer fé e esperança para todas as pessoas da Terra”.
De acordo com a Diocese, neste período do ano, a principal celebração é a do nascimento de Cristo, o Natal, que liturgicamente tem início na noite do dia 24 de dezembro. Para a Igreja católica, esta é a segunda data mais importante do cristianismo, pois é quando se inicia o projeto de Salvação do Pai Eterno na Terra.
Pensando nisso, para que os fiéis participem das celebrações presenciais durante a pandemia, a Diocese lembra que é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Ressaltou que as paróquias tiveram que se readequar para fazer a marcação dos assentos, devido à limitação na quantidade de pessoas presente na igreja, e disponibilizaram o álcool em gel nas portas.
Neste ano, haverá horários alternativos das celebrações de Natal, 24 e 25 dezembro, aumentando a quantidade de missas para facilitar a vinda dos fiéis e evitar aglomerações. Desta forma, é recomendado consultar as paróquias para saber os horários e a necessidade ou não da retirada de senhas, para o controle de participação dos fiéis. “A orientação que a Igreja dá também é para que pessoas do grupo de risco e que apresentem sintomas gripais, acompanhem as celebrações de forma virtual”.
Com as medidas sanitárias e a recomendação acima, a estimativa de fiéis presenciais este ano é menor, no entanto, a expectativa para participações virtuais dos fiéis, por meio das redes sociais, é de crescimento, visto que muitas paróquias se adequaram durante a pandemia para as transmissões em tempo real.
SAIBA MAIS
Nesse momento de pandemia, a Diocese de Prudente lembra que há muitas paróquias que se organizaram para promover lives de espiritualidade com grupos de acampamentos, lives musicais, infantis e de formação, no intuito de manter viva a fé e a esperança de crianças, jovens e adultos. Para acompanhar a programação, entre em contato com a sua paróquia e não deixe de participar das festividades.