Exposição retrata trajetória do ex-prefeito Agripino Lima

Intervenção instalada no Calçadão, nas proximidades da Praça Nove de Julho, segue até o dia 31 - data em que ele faria 89 anos -, sempre das 9h às 18h

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 26/08/2020
Horário 08:57
Weverson Nascimento - Imagens mostram momentos políticos e pessoais, que evidenciam a figura humanista de Agripino
Weverson Nascimento - Imagens mostram momentos políticos e pessoais, que evidenciam a figura humanista de Agripino

Quem passar pelo Calçadão prudentino, nas proximidades da Praça Nove de Julho, até o dia 31 deste mês, irá encontrar a exposição fotográfica “Agripino Presidente Prudente Lima”, um recorte histórico de imagens em comemoração ao aniversário do ex-prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho, fundador da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que faleceu em 2018. O espaço fica aberto para visita das 9h às 18h. 
Conforme histórico da FAL (Fundação Agripino Lima), em janeiro de 1993, Agripino foi eleito prefeito de Prudente. Sua gestão até 1996, sob o slogan “O povo no poder”, marcou o desenvolvimento da cidade pelo seu estilo dinâmico e popular de administrar. O sentimento fraterno que mantinha pela cidade o levou a pleitear a direção da Prefeitura em 2001, sendo eleito para o mandato 2001/2004. Em 2004, o homem de atitudes firmes e ousadas foi reeleito com mais de 62 mil votos, tornando o primeiro governante do município a ocupar a Prefeitura por três mandatos pelo voto popular.
O nome de Agripino Lima, para tanto, marcou o progresso de Prudente desde 1972, quando adotou o lema do brasão prudentino: “Labor omniavincit/ O trabalho tudo vence”. De acordo com a FAL, o homem de visão empreendedora, juntamente com sua esposa Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, também diretora de escola, deu início em 1972, ao seu maior sonho – a Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), onde foi, além de diretor-presidente, professor titular da disciplina de EPB (estudos de problemas brasileiros) na primeira faculdade da associação, a Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente)
Desta época, até 1986, exerceu as funções de diretor geral das Faculdades Integradas Apec, e, incansavelmente, acompanhou a instalação e o crescimento de cada uma, sempre compromissado com sua luta frente ao ensino superior prudentino. Em 1987, o reconhecimento ao trabalho conjunto com sua esposa, chegava com a transformação das Faculdades Integradas, na Unoeste.

Homem público

A exposição que conta com 20 imagens da trajetória do ex-prefeito, é um recorte de momentos políticos e pessoais, que evidenciam a figura humanista de Agripino. No local, encontramos a aposentada Fátima Bagre a qual diz que ele era uma figura única e o tinha como um pai. "Ele foi uma pessoa muito importante para Presidente Prudente, sempre dedicado aos pobres e aqueles que necessitavam de ajuda", comenta. 
Com esse mesmo sentimento de gratidão, nos deparamos com o aposentado José Silva, que relembra com carinho a sua passagem pelo Executivo de Prudente. “O Agripino era um bom homem, sempre muito educado com as pessoas. Lembro dele passeando aqui pelo Calçadão com uma multidão ao redor. Ele fez muitas coisas por Prudente e merece essa homenagem”, frisa.

 

Publicidade

Veja também