“Evento grandioso como este não fazemos sozinhos, a gente tem que dar as mãos e um ajudar ao outro”

SINOMAR CALMONA

Lucy Rocha, presidente da Batatec 2024

COLUNA - Sinomar

Data 18/07/2024
Horário 05:15

Lucy Rocha, produtora rural, vice-presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região), é uma das organizadoras da Batatec 2024. Faz parte do comitê gestor da indicação geográfica da batata-doce. É uma das líderes das Mulheres do Agro Oeste Paulista. Sua história com a batata-doce começou há oito anos quando resolveu ajudar o pai na lavoura. 

COMO É PARA VOCÊ PRESIDIR UM EVENTO TÃO IMPORTANTE PARA AGRO REGIONAL?
Eu não presido um evento, eu faço parte de uma comissão onde tem pessoas tão importantes quanto eu. A Sônia Montes, que era a engenheira agrônoma da APTA, atuou muito anos na APTA, e eu digo que ela é a nossa mãe do agro porque foi ela que nos inspirou a construir esse evento e nos deu esse olhar diferenciado de como a gente poderia melhorar a nossa região na batata-doce. Temos o Liberto Fortuna, que também é um grande parceiro, uma pessoa extremamente atuante, calma, tranquila, que ficou responsável por toda a praça de alimentação e nos ajudando também com a parte dos expositores. O Rogério Marangoni, que é um cara excepcional, que tem a parte política onde ele consegue fazer os ajustes políticos e as solicitações, os encaminhamentos, quando necessário e também estava ajudando na venda dos espaços. Então, é um conjunto de pessoas que fazem um evento grandioso como este, a gente não faz nada sozinho, a gente sempre tem que dar as mãos e um ajudar ao outro.

PODE COMPARTILHAR ALGUMA HISTÓRIA OU MOMENTO MEMORÁVEL DAS EDIÇÕES ANTERIORES?
Um momento memorável das edições anteriores da Batatec foi no primeiro ano, sem dúvida. Quando eu e os demais produtores que fazem parte da diretoria da associação, principalmente eles, a gente saía de porta em porta, de empresa a empresa, para poder mostrar e tentar vender um espaço dentro do IBC, que antes a gente começou com 24 espaços e ficamos morrendo de medo porque a gente não conseguia vender todos os espaços, a gente não sabia se a gente ia atingir toda a nossa expectativa de público, de empresas participantes... E aquele primeiro ano foi assim, excepcional, porque nós conseguimos vender 100% dos espaços, a gente teve 98% de aprovação dos expositores, muitos elogios da parte da praça de alimentação. Então foi lá em 2018 que começou esse movimento tão grandioso que está hoje, a feira da batata-doce. 

“A Sônia Montes, que era engenheira agrônoma do APTA, é a nossa mãe do agro”

QUAL A MISSÃO DA BATATEC E COMO ELA TEM EVOLUÍDO AO LONGO DAS EDIÇÕES?
A principal missão da Batatec é, junto com a Associação de Produtores, promover um evento cultural, gastronômico, econômico, geração de valores e renda. Esse objetivo eu acredito que a gente vem concluindo ao longo dos anos. 

QUAL SUA EXPECTATIVA PARA ESTA EDIÇÃO?
A Batatec esse ano ela vem com algumas novidades, entre elas é a exposição de maquinários e implementos agrícolas, onde a gente vai fazer um painel externo com demonstração de alguns maquinários que vão desde o plantio até o pós-colheita. Nós também vamos ter, pelo primeiro ano, o restaurante da Associação de Produtores de Batata-Doce que vai ficar dentro do recinto do IBC, na parte da cozinha do IBC, esse restaurante está com mais de dez pratos de batata-doce para serem servidos ao longo dos quatro dias. Nós temos uma ampla praça de alimentação, os food trucks também estão vindo com um trabalho maior para poder atender toda a população, a praça de alimentação também foi ampliada. Temos alguns shows, sempre com cantores regionais, porque a gente quer manter a nossa essência, a nossa raiz. E além das cervejas artesanais, nós vamos ter estandes vendendo farofa com batata-doce, chips com batata-doce, vestuário para o produtor com camisetas UV estampadas com batata-doce. Teremos palestras técnicas sobre biotecnologia, sustentabilidade, fatores climáticos e como manter a lavoura de batata-doce em boas qualidades, cases de produtores que exportam a batata-doce e muitas outras. Além de inúmeros expositores apresentando suas inovações e tecnologias, não só para o produtor de batata-doce, mas também para o público em geral. 

“Nós somos sustentáveis, produzimos mais em uma menor quantidade de terra”!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA BATATA-DOCE NA ECONOMIA REGIONAL E NACIONAL?
A batata-doce ela tem aumentando o consumo ao longo dos últimos anos, isso é um reflexo que vem acontecendo desde o ano de 2012 pra cá, a nossa região tem reduzido a área plantada e aumentado a quantidade produzida, então, isso mostra que nós somos sustentáveis, a gente produz mais em uma menor quantidade de terra, isso é motivo de orgulho, não só para a nossa região, mas para o Estado de São Paulo inteiro e para o Brasil. É daqui dessa região que sai batata-doce para vários Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, até para o Nordeste a gente acaba mandando e, além disso, os países da Europa e Mercosul. Então nós já pegamos a fama de que a nossa batata-doce é a batata-doce de melhor qualidade, motivo este que nós estamos em fase final do pleito da solicitação de indicação de procedência. A nossa terra é a terra propícia para a cultura da batata-doce, então isso é de grande importância para a nossa região e para o nosso Estado também.

RAPIDINHAS
...
Presidente Prudente tem cerca de 220 mil habitantes e uma frota de 140 mil veículos. Praticamente um veículo por habitante.
...
Gabriel Gigante hoje chega à corrida 200 do seu projeto 10 quilômetros por dia durante um ano inteiro. Parabéns grande pequeno homem, você inspira pessoas, é disso que se trata!
...
Botica Magistral, primeira farmácia de manipulação de Prudente, completou 42 anos! São mais de quatro décadas inovando e oferecendo o que há de melhor em manipulação e medicamentos em geral.
...
Isabela Carrijo, aluna do Colégio Multiplus School, também está entre as aprovadas do vestibular de Medicina da Unoeste.
...
O craque prudentino, Gabriel Inocêncio, brilha na lateral do Juventude. Versátil, ele joga tanto pela lateral esquerda como pela direita, e é considerado um dos melhores jogadores desse Brasileirão.
...
Ponto final: Ser gentil faz com que os outros também sejam gentis e provoca uma corrente do bem! Gentileza gera gentileza, já ensinou o mítico poeta carioca.

Publicidade

Veja também