"Este Mundo é um Hospício"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 25/03/2025
Horário 07:08

O diretor Frank Capra ficou conhecido por seus filmes otimistas, com a valorização do americano idealista comum (como em “Galante Mr. Deeds”, 36, “Do Mundo Nada se Leva” 38, “A Mulher Faz o Homem”, 39 e “A Felicidade Não se Compra”, 46). “Este Mundo é um Hospício” (Arsenic and Old Lace) é um de seus filmes mais atípicos, que mistura comédia romântica com suspense, mas não menos brilhante. Filmado em 1941, mas lançado apenas em 1944, traz a história do crítico teatral Mortimer Bruster (Cary Grant), que se manteve solteirão por ser ferrenho crítico do matrimônio, até resolver se casar com a bela Elaine (Priscilla Lane). Ele acaba descobrinho um estranho hábito de suas doces, simpáticas e idosas tias (Josephine Hull e Jean Adair): matar velhinhos solitários, como se fosse um ato de caridade. O desespero do sobrinho em descobrir os segredos das suas imaculadas e impagáveis tias solteironas, permite a Cary Grant uma atuação brilhante, cheia de exageros, olhos esbugalhados no melhor estilo das screwball comedies (comédias amalucadas dos anos 30, típicas de Ernst Lubitsch e Howard Hawks). Diversão à prova do tempo. 
    
“Disbiose: A relação entre intestino e cérebro”

A flora biológica normal, também conhecida como microbiota, é o nome dado ao conjunto de microrganismos que vivem no corpo humano sem causar doenças. Há uma simbiose (relação de benefícios mútuos) entre os seres humanos e estes agentes (que podem ser bactérias, fungos e vírus). Podem estar presentes na pele, na boca, no nariz, esôfago e, particularmente, nos intestinos, onde representam papel fundamental para a saúde humana, sendo crucial na prevenção do crescimento de agentes nocivos. A flora intestinal conta com cerca de um trilhão destes microrganismos benéficos, localizados principalmente no intestino delgado. Dentre estes agentes se destacam principalmente os Lactobacilos e os Bacteroides, que ajudam no processo de digestão de vários nutrientes proteicos e vitamínicos. Contribuem para o equilíbrio da defesa imunológica na parede intestinal e redução de processos inflamatórios. O termo disbiose tem sido utilizado para definir a queda ou redução dos níveis destes agentes saudáveis em relação aos determinantes de patologias. A disbiose tem sido correlacionada com o desenvolvimento de um conjunto de patologias como a síndrome do intestino irritável, processos inflamatórios intestinais (como colites e diverticulites), câncer do cólon e do reto, obesidade, diabetes tipo II, doenças neurológicas, articulares, hepáticas, cardiovasculares e até mesmo psiquiátricas. Há o chamado eixo cérebro-intestino, pois atualmente sabe-se que existe uma conexão neurológica entre o sistema nervoso central (cérebro) e o intestino, interferindo em sensações de saciedade, apetite, sono, humor e resposta ao estresse. Há outras evidências que ligam a disbiose com maior incidência de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, e até mesmo doença de Parkinson. Alimentação natural saudável e suplementação de probióticos prescritos por um profissional podem colaborar neste equilíbrio. 

Dica da Semana

Streaming / Televisão

“Beleza Fatal”: 
Vinculada pelo canal de streaming Max e agora pela Rede Bandeirantes às 20h30, a novela “Beleza Fatal” tem provocado repercussão nas redes sociais com sua trama envolvente e elenco repleto de famosos (como Camila Pitanga, Vanessa Giácomo e Giovanna Antonelli). Artistas maduros também estão no elenco como Hérson Capri (Dr. Átila), Mônica Torres (Ana Argento), Marat Descartes (Delegado Gilberto), Lucélia Machiavelli (Janete) e Isadora Ribeiro (Georgette). 

Publicidade

Veja também