Na noite de hoje, às 19h, o Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente receberá o escritor e influencer mirim de 10 anos de idade, Eduardo Silva Muraro, para o lançamento do seu segundo livro “A cachorrinha Zuma, as crianças e a pandemia” – que terá parte da renda arrecadada no dia revertida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do HE (Hospital de Esperança). O novo setor da instituição está com funcionamento previsto para início de 2022, com o investimento de mais de R$ 3 milhões para a construção de seis leitos que acolherão crianças e adolescentes com câncer.
Essa é a segunda ação que Eduardo e Juliane Muraro, mãe do escritor e paciente do HE, promovem em prol da UTI Pediátrica do HE. A primeira ocorreu em agosto deste ano, com uma oficina de artes para a produção de obras de artistas da região em parceria com outras crianças que desejavam ajudar a instituição. Os quadros foram leiloados no 5° Mega Leilão do Agronegócio, realizado no dia 7 de setembro.
Além disso, Eduardo também gravou vídeos de apoio ao hospital em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCQ0FXlL1UbcTpjM-XDC22xw) com informações sobre o câncer infantojuvenil.
Segundo Juliane Muraro, mãe do escritor, Eduardo sempre gostou de ouvir contação de histórias e com o passar do tempo começou a inventar suas próprias histórias, especialmente do mundo dos seus brinquedos de estimação. “Devido ao isolamento social em razão da pandemia, Eduardo começou a ler bastante em casa, então surgiu a ideia de escrever seu próprio livro”, conta.
A mãe ainda explica que na obra “A cachorrinha Zuma, as crianças e a pandemia”, o autor pretende ajudar as crianças nos cuidados de prevenção contra Covid-19 e incentivar a leitura e imaginação. O primeiro livro de Eduardo, chamado “A Cachorrinha Zuma em uma Viagem pelo Espaço”, foi lançado em 5 de fevereiro deste ano. Segundo Juliane, a experiência de publicação foi tão legal que o pequeno escritor teve ânimo para escrever o segundo livro.
“A ideia do tema deste último livro surgiu após o Eduardo começar uma campanha em seu canal do YouTube chamada “Covid-19 e as crianças”, realizando várias entrevistas com profissionais e crianças e divulgando dicas de prevenção contra o novo coronavírus com o objetivo de incentivar as crianças a praticarem atividades físicas, leitura e a não ficarem muito tempo só na frente do videogame ou televisão”, finaliza Juliane.