Era do gelo 

A expressão era do gelo é utilizada para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. 
Ao longo de uma era do gelo prolongada, ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações, intercalados por períodos de clima menos frio denominados interglaciais. Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo, tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul. 
Coloquialmente, quando se fala dos últimos milhões de anos, a era do gelo refere-se ao mais recente período mais frio, com extensos mantos de gelo sobre a América do Norte e Eurásia. Neste sentido, a era do gelo mais recente atingiu o seu ponto alto durante o último máximo glacial há cerca de 20.000 anos. 
A ideia de que os glaciares do passado haviam sido mais extensos que os atuais era algo percebido pelos habitantes das regiões alpinas da Europa. Desta forma, estaríamos em vésperas de uma nova era glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de era de gelo. Contudo, devido à ação humana, o planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo. 
Se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos; por outro está provocando grandes desastres ecológicos como furacões e tornados, secas e queda na diversidade biológica. Além disso, o efeito do aquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. 
Estudos de previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado pode afetar as correntes marítimas provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_do_gelo


 

Publicidade

Veja também