A Prefeitura de Pirapozinho e o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), em parceria com a Divisão Municipal de Assistência Social, realizou nesta semana a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorreu no CCI (Centro de Convivência do Idoso). Neste ano, a conferência teve como tema a “Reconstrução do Suas [Sistema Único da Assistência Social]: o Suas que temos e o Suas que queremos – assistência social é direito inalienável do cidadão e dever intransferível do Estado”.
As conferências de assistência social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do controle social.
De acordo com a diretora da Divisão Municipal de Assistência Social, Gisele Raquel Ambrozio, durante o processo conferencial, realizado a cada dois anos, foram abordados cinco eixos norteadores: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos e benefícios de transferência de renda. “Dentre o objetivo central, destacou-se a discussão e deliberação de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social, com base na avaliação local, específica e exclusivamente sobre a política de assistência social”, explica a diretora.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência, Roseli Aparecida Evangelista da Silva, a conferência é a oportunidade de reunir governo e sociedade civil, em especial os usuários da política de assistência social, para pensar e decidir as prioridades para os próximos anos.
SAIBA MAIS
Estiveram presentes profissionais da rede direta e indireta, responsáveis pela execução da respectiva política social pública, usuários dos serviços socioassistenciais, Poder Executivo e Poder Legislativo.
Foto: Cedida
13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pirapozinho ocorreu no CCI