Educação e cidadania

OPINIÃO - Danielle Santos

Data 30/04/2020
Horário 04:15

Brasil, século 20, anos 1960: mais de 28 milhões de pessoas analfabetas, um percentual de quase 40% da população total. Brasil, século 21, ano 2020, 7% da população brasileira (que cresceu), ainda é analfabeta. O Plano Nacional de Educação propõe até 2024 zerar o índice de analfabetismo no país. Que diferença faz para um país ter 40% ou 7% da população alfabetizada ou não?

A resposta é: muita! Para a minha família e a de milhões de brasileiros, que ainda neste século tinha uma parte analfabeta, o fato de ver os seus entes sendo alfabetizados, letrados e incluídos no sistema educacional, possibilitou e possibilita alcançar sonhos e constituir cidadania.

A educação pode ajudar um indivíduo a ser menos egoísta, humanizando as relações sociais. Traz consigo o sentido de fazer pelo outro, pelo coletivo. É um princípio formativo, uma tarefa social e cultural que depende integralmente dos componentes humanos, dos seus ideais e dos seus valores. Etimologicamente educação tem o significado de cultivar, nutrir. Quando se educa, nos diferentes níveis, se cultiva e se apropria de arte, cultura, ciência, ética, tecnologia, política.

Quando se educa, nos diferentes níveis, se cultiva e se apropria de arte, cultura, ciência, ética, tecnologia, política

Processos educativos gerados visando possibilitar às pessoas tomada de consciência devem ser centrados na construção do conhecimento articulado ao exercício da cidadania, que é constituída pelos nossos direitos: civil, político e social. Sem a educação, é difícil construir sonhos e constituir cidadania. Já dizia Paulo Freire: "A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania".

Diante de uma realidade que se faz instável, o cidadão de hoje tem incertezas sobre o seu futuro, mas uma coisa é certa. A educação do momento atual, que foi recentemente comparada à orquestra do navio Titanic, certamente sairá fortalecida, formando cidadãos que possam exercer, na sua comunidade, uma presença humanizadora, que implique em crescimento com o outro. Educação e cidadania para interagir, atuar e transformar o mundo.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também