“Duelo de Titãs” (Last Train From Gun Hill) é um grande clássico dos filmes de faroeste lançado em 1959 e digido por John Sturges, contando no elenco com dois grandes astros do cinema: Kirk Douglas e Anthony Quinn. Na trama, a mulher índia do xerife Matt Morgan (Kirk) é violentada e morta por uma dupla de cowboys. As investigações de Morgan o levam até Gun Hill, cidade dominada pelo seu amigo e rico fazendeiro Craig Belden (Quinn). Ele acaba descobrindo que um dos homens que procura, é o jovem e mimado filho de Craig. Determinando a levá-lo para julgamento, Morgan entra em choque com o amigo, que por sua vez tenta impedí-lo a todo custo, levando a um embate final. Grande filme em que a amizade dos protagonistas faz com que o espectador simpatize com os dois personagens, entendendo seus motivos.
Coluna do Idoso
“Motivos de institucionalização de idosos”
O termo institucionalizar uma pessoa se refere a colocar de forma permanente ou por um longo período de tempo, fechada em instituição de correção, de assistência ou de cuidados de saúde. As instituições de longa permanência para idosos englobam um conjunto de estruturas e denominações que abrigam idosos em situações vulneráveis como - casas de repouso, asilos, clínicas geriátricas, residencial sênior, residência assistida. Todos esses termos são comumente utilizados como referência aos locais onde vivem as pessoas idosas, que apesar de parecerem equivalentes, possuem significados próprios que as diferenciam. Ainda existe um grande preconceito quanto à institucionalização de idosos, devidos ao antigo conceito de asilo, que ainda parece sombrio, isolado e deprimente. O idoso asilado remete a abandono, mas nem sempre os motivos que determinam a presença de um idoso em uma instituição de longa permanência é o abandono familiar. A perda de autonomia e dependência que um idoso apresenta é um grande determinante desta situação, pois estudos mostram que o grau de dependência de alguma natureza nas populações chega em torno de 36%, enquanto que dentro de uma instituição para idosos, os níveis são superiores a 60%. Dentre os fatores que motivam a presença do idoso em uma instituição se destacam: 1) Ausência de condições físicas, financeiras ou psicológicas para o cuidado em domicílio; 2) Insuficiência familiar: por número reduzido de pessoas disponíveis para os cuidados; 3) Desejo do idoso em não incomodar familiares; 4) Ausência de pessoas qualificadas para os cuidados necessários com o idoso; 5) Quando a família precisa se ausentar por longos períodos; 6) Quando o idoso precisa de reabilitação após uma internação, cirurgia ou convalescência; 7) Falta de vínculos afetivos construídos efetivamente ao longo da vida; 8) Desejo de convivência com outras pessoas, quando familiares ficam fora de casa para o mercado de trabalho; 9) Necessidade de acompanhamento multidisciplinar do idoso, inviável de manutenção no domicílio; 10) Progressivas gerações ensimesmadas e egoicas que não sabem lidar com as necessidades dos mais frágeis.
Dica da Semana
Televisão
Elenco maduro de “Volta por Cima”:
A nova novela da Rede Globo das 19h recém-estreada conta em seu elenco com diversos atores maduros que enriquecem a trama: Betty Faria (Belisa Góis de Macedo), Tereza Seiblitz (Doralice), Tonico Pereira (Seu Moreira), Iara Jamra (Ana Lúcia) e Aílton Graça (Edson Bacelar). A conferir.