“Dos Trilhos ao Centenário”: mostra o desenvolvimento de Prudente

Organizada pelo fotógrafo Marcos Sanches, a exposição apresenta fotos antigas e atuais de vários pontos da cidade

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 14/09/2024
Horário 05:07
Foto: Cedida
Fotógrafo Marcos Sanches - organizador da Exposição “Dos Trilhos ao Centenário”
Fotógrafo Marcos Sanches - organizador da Exposição “Dos Trilhos ao Centenário”

O fotógrafo Marcos Sanches de Presidente Prudente, faz uma homenagem aos 107 anos da cidade, com a exposição Dos Trilhos ao Centenário. Trata-se de uma mostra de como a cidade se desenvolveu e como progrediu, através das pessoas que chegaram aqui na década de 1910 e fizeram história. Todo o trabalho pode ser conferido na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo até 29 de setembro.
A exposição apresenta 30 painéis, com duas fotos mostrando o “antes e depois” de vários pontos de Prudente, que representam a evolução urbanística e os eventos significativos da cidade. As fotos antigas, segundo Marcos, têm a colaboração do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto.
Já as fotos atuais, são de Marcos Sanches, que procurou retratar do mesmo ponto a foto antiga. “Quando olho para a foto antiga, volto ao passado. Vejo a evolução que ocorreu nesses mais de 100 anos. Todas as fotos têm sua importância. Fico feliz de ter recebido esse material do amigo e que hoje não está mais entre nós, Ronaldo Macedo [in memoriam], que foi diretor do museu e um grande entusiasta deste acervo”, ressaltou Marcos.
Marcos não é prudentino de nascimento, mas é um apaixonado pela cidade. Nasceu em Cândido Mota, região de Assis, e com 3 anos de idade, em 1969, veio para Prudente. “A cidade me recebeu de braços abertos. Entrei na Guarda Mirim [hoje Fundação Mirim] e logo em seguida fui trabalhar no setor de Comunicação da Prefeitura de Prudente. Fui registrado com 15 anos de idade, em 1982 e comecei com a fotografia em 1988. Me aposentei em 2022, sempre trabalhando no mesmo setor, a Secom [Secretaria de Comunicação]”, afirma Marcos.
O fotógrafo conta que começou na fotografia em 1988. “Em 88, o fotógrafo Marcelo Freitas se ausentou e pediu para que eu fizesse alguns trabalhos de fotografia. Desde aquele instante me dediquei a essa maravilhosa arte, e de lá para cá, estou ainda na ativa”.
Marcos finaliza dizendo que “a fotografia registra aquele momento, que é único, não vai existir mais. Fica eterno”

Serviço
Exposição “Dos Trilhos ao Centenário”
Local
: Centro Cultural Matarazzo - Galeria Takeo Sawada até 29 de setembro
Horário de visitação: de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e nos domingos e feriados, das 16h às 22h


Apoiadores da Exposição “Dos Trilhos ao Centenário”:
Francelino Magalhães, Andrey Torres, Olimpio Moura, Irineu Sesti, Dr. Lorival Mattos Rodrigues, Catedral de São Sebastião, Vitalino Crellis, Seu Bastião, Paulo Constantino, Iury Greghi, Made In China, Nelson Bugalho, engenheiro civil José Alberto Fial, Casa das Tintas, Elcio Alves Bonfim,  Promarke, Lorivalter Gonçalves, Rede Prudentão, engenheiro civil José Roberto V. Lins, Construsserra, Filipi Serra e  Sintrapp. Apoio Cultural: Edson Freitas de Oliveira (Advocacia empresarial).  Agradecimento especial ao Museu e Arquivo Histórico Municipal "Antonio Sandoval Netto" e Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: Reprodução/Marcos Sanches




 



Publicidade

Veja também