"Dólar Furado"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 22/04/2025
Horário 07:00

O auge do filme western também chamado de faroeste ou bang-bang, gênero tipicamente estadunidense, ocorreu dos anos 30 aos anos 50 do século 20, levando multidões às plateias do cinema. Nos anos 60, houve um declínio da produção hollywoodiana do gênero e ao mesmo, uma redescoberta na Itália, com a criação do chamado western-spaghetti ou bang bang à italiana, um fenômemo de sucesso. Dentre os clássicos do gênero se destaca “O Dólar Furado” (“Un Dollaro Bucato”), dirigido por Giorgio Ferroni e estrelado por um dos astros do novo gênero: Giuliano Gemma. Após a guerra civil, um ex-combatente sulista aceita como missão capturar o bandido Black Jack. Atirando no meliante, ele descobre que na verdade, ele é seu irmão que julgara morto. Ele recebe do moribundo um dólar de prata que ajudará a resolver um mistério crucial, e ele parte para a vingança com quem o contratou. 

Risco nutricional em pacientes idosos

Muitas vezes é difícil avaliar se a qualidade e a quantidade de alimento que o idoso está ingerindo sejam suficientes para suas necessidades diárias, e acabamos nos guiando mais no instinto e no peso que o paciente apresenta. Embora sejam armas importantes, nem sempre são suficientes. Mais importante do que o peso é o chamado Índice de Massa Corpórea que consiste numa conta: divisão do peso do indivíduo pela estatura, em metros, ao quadrado. De forma simplificada, temos: peso/(altura x altura). Quando esta conta está entre 22-27 em pessoas acima de 65 anos, o peso está adequado. IMC < 22 é um risco de má nutrição. Além disso, a perda de peso acima de 5% do peso corporal ao longo dos últimos seis meses, também é um sinal de preocupação. Um Questionário Simples para o Diagnóstico Rápido de Sarcopenia (Perda de Massa Muscular) desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna tem sido aplicado com cinco itens: Força para levantar e carregar 4,5kg; Dificuldade de atravessar uma sala; Levantar de uma cadeira ou de uma cama; Subir uma Escada de 10 degraus; Histórico de Quedas. Os pacientes recebem nota 0 para cada item se não tiverem nenhuma dificuldade nas ações e nenhuma queda; nota 1 para cada item que apresentar algum grau de dificuldade em executar a ação e um histórico de 1 a 3 quedas no último ano; e nota 2 para os que têm muita dificuldade ou impossibilidade de exercer tais atividades e um histórico de queda > 4 no último ano. Cada paciente pode somar de 0 a 10 pontos (caso pontue 2 em cada um dos cinco itens). Pacientes com pontuação maior que 5 pontos é bastante sugestivo de sarcopenia e devem prosseguir com investigação diagnóstica e avaliação sobre suplementação proteico-calórica e de vitaminas e sais minerais (particularmente cálcio, ferro, magnésio, zinco e vitaminas B12, A, D, E, K). 
    
Dica da Semana

Livros

“Dias de Luta – O rock e o Brasil dos anos 80”:  
Autor: Ricardo Alexandre. Editora: Arquipélago Editorial. Nos anos 80 surgiu uma geração de artistas talentosos combinados a uma indústria fonográfica ávida por novidades. Esta combinação provocou um fenômeno de massa inédito no país com a revelação de grandes nomes, como Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, R.P.M., Ira, Engenheiros do Havai, dentre outros. História da música não tão distante. 
 
 

Publicidade

Veja também