“Deus e o Diabo na Terra do Sol” encerra mostra de cinema no Sesc

Eleito o segundo melhor filme nacional de todos os tempos, longa de Glauber Rocha tem sessão hoje, às 19h30; entrada é gratuita

VARIEDADES - Da Redação

Data 26/06/2018
Horário 12:07
Divulgação - Filme estreou em 3 cinemas do RJ, em 10 de julho de 1964 e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes
Divulgação - Filme estreou em 3 cinemas do RJ, em 10 de julho de 1964 e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes

Considerado um marco do Cinema Novo brasileiro e realizado em meio à Revolução de 1964, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” encerra hoje, a mostra Tropicália, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Dirigido por Glauber Rocha, o longa-metragem entrou na segunda posição da lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, feita pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). A sessão começa às 19h30, com entrada gratuita.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” estreou em três cinemas do Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 1964. Apesar de ter sido produzido no período da Revolução de 1964, o longa diz mais sobre o Brasil do ponto de vista de sua identidade do que sobre o período específico do golpe militar.

Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1964, a obra é uma adaptação da peça ateia “O Diabo e o Bom Deus”, de Jean-Paul Sartre, que com Glauber, tropicaliza-se por meio de uma visão perspicaz sobre as relações entre religião e poder no sertão, além da violência, utilizada a serviço de um ou de outro.

No enredo, Manoel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em um briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seus seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento por meio do retorno a um catolicismo místico e ritual.

Com início às 19h30, a sessão encerra a mostra Tropicália que, ao longo do mês de junho, apresentou filmes representativos do movimento cultural que revolucionou a produção artística no Brasil, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.

 

Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas

 

Serviço

 

CINE BOSQUE – MOSTRA TROPICÁLIA

 

Filme – “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

(BRA, 1964, 110 minutos. Drama. Direção: Glauber Rocha. Com Geraldo Del Rey, Oton Bastos e Yoná Magalhães)

Dia 26 de junho, terça-feira, às 19h30

No Bosque do Sesc Thermas

Grátis. Classificação indicativa: 14 anos

 

 

Publicidade

Veja também