Após o imenso sucesso de crítica e público de “O Planeta dos Macacos”, foi lançada a primeira sequência da série hoje clássica: “De Volta ao Planeta dos Macacos” (Beneath the planet of the apes), em 1970. Nesta sequência, o astronauta Brent (James Franciscus), em busca de Taylor (Charlton Heston), aterrissa no mesmo planeta em 3.955 d.C., e logo, descobre tratar-se da Terra, agora dominada por macacos. Ele atravessa a Zona Proibida e encontra humanos no subterrâneo de Nova York que adoram uma bomba atômica, ao mesmo tempo em que tenta fugir da tropa guiada pelo General Ursus (James Gregory). A franquia “Planeta dos Macacos” encontra-se atualmente em seu décimo longa-metragem e virou uma febre na cultura pop, originando histórias em quadrinhos, desenho animado e série de TV.
“Mitos e verdades sobre o leite – Parte 2”
Muitos detratores do leite como alimento afirmam que o leite de vaca foi feito para bezerros e não para o organismo humano. É uma inverdade, pois o ser humano é capaz de digerir e absorver os componentes do leite. A lactose é um açúcar que é o principal dissacarídeo do leite. Para ser absorvida, ela precisa ser quebrada em dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. Para isto, é necessária a ação da enzima lactase que é produzida naturalmente pelas bordas do intestino delgado, completando assim a sua digestão. A redução na capacidade de sintetizar a lactase, determina a chamada intolerância à lactose, levando a não-digestão de tal açúcar (e sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia ácida, gases e desconforto). Apenas 2% da população apresenta a chamada insuficiência primária, presente já ao nascimento, determinando intolerância grave. No entanto, a intolerância à lactose pode se desenvolver ao longo dos anos, com taxas de prevalência de até 40% da população brasileira, apresentando algum grau de dificuldade digestiva (medicamentos à base de lactase solucionam a maioria das situações, permitindo a ingestão de produtos derivados do leite). Outro problema grave relacionado ao leite é a chamada APLV, alergia à proteína do leite de vaca, que é o principal distúrbio alimentar em crianças abaixo de 24 meses, com o desenvolvimento de reações alérgicas a componentes proteicos do leite de vaca, particularmente a caseína e proteínas do soro, que atingem 2,2 a 5,4% das crianças brasileiras, mas que pouco frequentemente irá se manifestar em adultos, uma vez que, o contato com o leite provavelmente já tenha se efetuado desde a mais tenra infância.
Dica da Semana
Cinema
“PLANETA DOS MACACOS – O REINADO”:
(Kingdom of the Planet of the Apes). Direção: Wes Ball. Elenco: Owen Teague, Freya Allan, Kevin Durand. Após 300 anos da morte do líder Cesar, o planeta é todo dominado pelos macacos que vivem em clãs, enquanto humanos regrediram a níveis pré-históricos. O clã das Águias, formando por chimpanzés pacifistas, é atacado por gorilas chefiados por Proximus. O chimpanzé Noah se embrenha em uma jornada para resgatar seu povo. Em cartaz nos cinemas de Prudente: tanto na Rede Circuito do Prudente Parque Shopping como Moviecom do Prudenshopping.