Problemas de saúde podem normalmente desanimar as pessoas em vários sentidos, contudo, com o empresário Cristiano Azevedo Ribeiro, 35 anos, foi o oposto. Uma úlcera no estômago e uma hérnia de disco o levaram a exatamente buscar atividades físicas. “Devido a esses problemas comecei a correr”, expõe o atleta conhecido como Trem-Bala, apelido que ganhou pelo tempo impressionante com que conclui as provas das quais participa.
Natural de Presidente Prudente, morador do Jardim Iguaçu, ele menciona que sua principal conquista foi a 1ª Corrida Batatec, na qual ele foi o campeão da prova. “Essa corrida pra mim foi a mais top de todas, por conta dos grandes atletas de nível muito forte que participaram!”, explana o corredor, que é treinado pelo professor Eliseu Sena.
De acordo com o atleta, o que mais o marcou nesse tempo de dedicação ao esporte foi vencer todos os problemas de saúde que tinha. “Antes das corridas eu tomava muitos remédios fortes. Hoje não tomo mais nenhum, faço uso apenas de suplementos para melhorar meu desempenho”, destaca Cristiano.
Ele diz que deseja continuar evoluindo sempre e ajudando quem está começando na atividade. “Porque só Deus sabe o que eu passei. E claro, quero pretendo sempre bater meu recorde pessoal. Corrida para mim é um hobby que eu amo. Mas para viver não consigo depender só da corrida, tenho meu próprio estabelecimento de estética automotiva”, frisa o atleta, que já participou de várias provas locais, como a 1ª Corrida & Caminhada do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Circuito Sesc de Corridas, Corrida do Matarazzo, e fora também, como a Corrida da Floresta em Teodoro Sampaio, entre outras.
O treinador de Cristiano destaca que o atleta é muito dedicado, tem uma genética muito boa, mas o que prevalece mesmo e faz toda a diferença é o querer dele. Sua força de vontade. “Estamos juntos há uns 18 meses. Sua rotina diária é muito desgastante, por conta de seu trabalho. Se ele conseguisse descansar um pouco mais os resultados seriam muito melhor. Sua genética daria condições absurdas de resultados”, menciona Eliseu.
Conforme o professor, estão aguardando possibilidades de alguns patrocínios o que pode ajudá-lo e assim conseguir se dedicar e descansar mais. “Trabalho como técnico de corridas desde 2001 e garanto genética como a dele é difícil de encontrar. É algo realmente preciso para o esporte”, acentua Eliseu Sena.
Fotos: Cedidas
Ele diz que deseja continuar evoluindo sempre e ajudando quem está começando na atividade
Eliseu Sena treina Cristiano há cerca de um ano e meio