Dr. Rômulo Bonini nasceu em São José do Rio Preto, em 1974. Formou-se pela Unoeste em 1998 e tem duas residências médicas, Cirurgia Geral pela Fundap em 2000, e Cirurgia Cardíaca pelo Instituto Dante Pazzanese em 2024. Especializou-se em Transplante Cardíaco em 2024. Entre 2004 e 2011, foi cirurgião assistente na Beneficência Portuguesa e Instituto Dante Pazzanese. Em 2007, conquistou o Doutorado em Cirurgia Cardíaca pela USP (Universidade de São Paulo). Fellow em Havard na matéria de Cirurgia Cardíaca Pediátrica em 2011, é professor da Unoeste desde 2012. Faz parte do corpo clínico dos hospitais Santa Casa, HR, Iamada e Nossa Senhora das Graças, atuando na especialidade de cirurgia cardiovascular, onde já realizou mais de 2.000 cirurgias em Presidente Prudente. Desde maio ele lidera o serviço de cirurgias cardíacas no Hospital Iamada, onde três pacientes já foram operados com sucesso.
Que motivação o levou às cirurgiãs cardíacas?
Desde a infância tinha interesse pela medicina, e a cirurgia cardíaca já me encantava devido à complexidade e o fascínio em dominar uma arte tecnicamente tão específica e aprimorada.
Como foi a experiência de realizar a primeira cirurgia cardíaca no Hospital Iamada?
Primeiramente o sentimento é de gratidão a toda diretoria executiva que desde a minha chegada a Prudente, em 2011, sempre mostrou interesse na especialidade. Finalmente conseguimos concluir esse sonho de iniciar o serviço em Cirurgia Cardiovascular e podermos realizar em maio de 2024 a primeira cirurgia cardíaca no Hospital Iamada.
Como foi a complexidade e o sucesso dessa cirurgia?
Foi uma cirurgia de revascularização do miocárdio, em paciente de 58 anos, que apresentava diagnóstico de infarto do miocárdio. A cirurgia foi um sucesso, e o paciente teve alta no quarto dia de pós-operatório.
Quais as principais características das instalações do Hospital Iamada que contribuem para a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade?
O Hospital Iamada atualmente possui além de serviço de cirurgia cardiovascular, o serviço de hemodinâmica, com um dos equipamentos mais modernos do Brasil, apto a realizar procedimentos cardiovasculares, neurológicos, vasculares periféricos, da mais alta complexidade.
Como a disponibilidade desses serviços pode impactar a saúde cardiovascular da população local?
Hoje Presidente Prudente com toda certeza tem a capacitação técnica e hospitalar para atender os pacientes de alta complexidade, não precisando mais se deslocar a grandes centros. Podemos dizer que a cidade conta com o mais alto padrão da medicina.
"Desde a infância tinha interesse pela medicina e a cirurgia cardíaca me encantava devido à complexidade e o fascínio em dominar uma arte tecnicamente tão específica"
Como essas inovações melhoram os resultados cirúrgicos e a recuperação dos pacientes?
As técnicas cirúrgicas mais avançadas associadas ao suporte tecnológico de aparelhos e materiais evidentemente aprimoram a performance dos serviços médicos. Incluindo a especialidade de cirurgia cardiovascular. Melhorando assim os indicadores qualitativos, como por exemplo, tempo de permanência hospitalar, retorno ao trabalho e as atividades de rotina, melhora da qualidade de vida, diminuição da dor no pós-operatório, e fatores complicadores como infecção e outros.
Como é a equipe multidisciplinar que o acompanha nas cirurgias cardíacas?
A equipe multidisciplinar hospitalar conta com psicólogo, fisioterapeuta, enfermagem, técnico de enfermagem, médicos intensivistas, cardiologistas clínicos, anestesista, perfusionista, instrumentadora, além do cirurgião. Integrando o time que fará toda a diferença no tratamento perioperatório dos pacientes cardiopatas.
Como é a preparação e o treinamento da equipe para manter altos padrões de atendimento?
O hospital conta com a certificação ONA, selo de qualidade que visa a padronização da excelência em atendimento. Qualificando recursos humanos otimizando protocolos institucionais e evitando não conformidades.
"Hoje prudente tem a capacitação técnica e hospitalar para atender os pacientes de alta complexidade"
Quais são suas expectativas para o futuro dos serviços de cirurgia cardíaca no Hospital Iamada?
O Hospital Iamada passa por uma restruturação física que em breve terá um novo centro cirúrgico. Está dentro do planejamento estratégico institucional a implantação de uma sala para cirurgias robóticas e minimamente invasivas, estando apto a auxiliar várias especialidades, incluindo a cirurgia cardiovascular. Pode se dizer que o hospital administrativamente está atento em fornecer total apoio aos avanços tecnológicos da cirurgia cardíaca.
Que mensagem você gostaria de deixar para a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular?
A doença cardiovascular é a mais prevalente no mundo. Responsável por uma das maiores taxas de mortalidades. O check up preventivo cardiológico e o acompanhamento clínico são fundamentais para prevenção e agravamento de doenças. Hoje Presidente Prudente conta com estrutura à altura de centros de referências, proporcionando à população a mais alta capacitação técnica e física na especialidade. Cuide de seu coração!
RAPIDINHAS
...
Amanhã é o Dia Mundial do Professor de Educação Física.
...
Chef Maciel Siqueira brilhou no Beef Tour Bauru neste final de semana, com a estação de paella e frutos do mar do Navio Rotisseria e Peixaria.
...
Numa igreja de Roma, na Itália, foi instalada uma placa com os seguintes dizeres: “Deus se comunica com as pessoas de várias maneiras, mas nunca pelo celular. Por favor, desligue o seu”.
...
Movimento para doação de sangue “Pedalando pela vida!” angariou 3.661 doadores e coletou 3.109 bolsas de sangue, no período de 23 de março a 21 de junho, informou o organizador Dedé.
...
Um vídeo que flagrou um drone lavando a fachada de um prédio em Florianópolis viralizou nas redes sociais nessa semana, com a legenda “O futuro chegou!”.
...
Nos comentários da publicação, as opiniões eram divididas. De um lado estavam pessoas que acharam a ideia inovadora e criativa, além de defenderem que irá facilitar a vida dos trabalhadores. “O futuro está aí, tecnologia a mil, parabéns!”, escreveu um internauta.
...
Por outro lado, algumas pessoas acreditam que serviços assim substituem a mão de obra humana e retiram o emprego de algum trabalhador. “O futuro de quem? Estamos sendo a cada dia substituídos por máquinas”, disse outra usuária.
...
Ponto final: Um belo sorriso é um dos hemisférios da vida; é a própria vida continuada nos lábios da gente.