No final de semana retrasado, a reportagem de O Imparcial noticiou o bom desempenho do jovem Brenno Alcará na disputa da 1ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu, em Barueri (SP). O atleta prudentino da AlmeidaJJ superou uma lesão no menisco após quatro meses de recuperação e voltou da Grande São Paulo com duas medalhas no peito. Mas não é apenas Brenno que desempenha a arte suave com talento em Presidente Prudente.
Ontem, a reportagem trocou uma ideia com o mestre Henrique Ramos, da AlmeidaJJ, academia de jiu-jitsu responsável pelo desenvolvimento de diversos competidores prudentinos. Na ocasião em que “Brennin” foi ao tatame em Barueri, outros atletas da AlmeidaJJ também brilharam na 1ª Etapa do Circuito Paulista:
A faixa preta Iara Anai Raimundo lutou na categoria Meio Pesado - Master 4 e medalhou uma prata. Renato Sampaio Kauffmann, 17, atuou na categoria juvenil, peso Leve, até 69,5kg (quilos), para competidores faixa azul e ficou em terceiro lugar. Os gêmeos Barros também foram ao tatame: Ygor faturou um bronze e Yuri parou nas quartas.
Na trajetória que se estende por quase uma década, a AlmeidaJJ se consolidou como uma das referências no jiu-jitsu em Presidente Prudente e em todo o país. Fundada pelos irmãos Diogo, Caio e Gustavo Almeida na Zona Leste de São Paulo, a equipe celebra dez anos de existência em 2025 e, desde sua criação, tem se destacado como campeã geral nas etapas do Circuito Paulista e no Campeonato Paulista fechado, realizados pela FPJJ (Federação Paulista de Jiu-Jitsu).
A expansão da equipe não se restringe à “selva de pedra paulistana”: a AlmeidaJJ possui filiais espalhadas por diversos Estados do território tupiniquim e até fora do Brasil. Na região do oeste paulista, a presença da equipe começou em 2015, sob o comando do faixa preta e professor, Henrique Ramos, que ministra aulas em Presidente Prudente desde 2008.
Para Henrique, o jiu-jitsu vai muito além da mera competição de arte marcial, sendo uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal, que contribui para a evolução física, técnica e emocional de seus praticantes. “Além do foco na competição, sempre buscamos utilizar a arte marcial como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, auxiliando nossos praticantes a evoluírem tanto física, como técnica e emocionalmente”, destaca o mestre.
Ele relata que a AlmeidaJJ também trabalha com uma metodologia específica voltada para crianças, adolescentes e adultos iniciantes. “A AlmeidaJJ respeita a individualidade de cada aluno, com o intuito de possibilitar uma significativa melhoria na capacitação técnica dos atletas. A essência da arte marcial é transmitida desde o primeiro dia de aula, com a ênfase na superação e na preparação mental para enfrentar os desafios”, ressalta Ramos, que finaliza ao indicar que os praticantes aprendem que, assim como treinam para sair de posições desfavoráveis no tatame, também desenvolvem a resiliência necessária para lidar com as provações do dia a dia.