Como está seu raciocínio: normal ou lento?

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 02/04/2025
Horário 05:00

Uma situação muito frequente na terceira idade é a presença de um raciocínio lento e, às vezes, confuso, que acaba prejudicando o dia a dia e limitando a independência e autonomia.
Após os 60 anos, pode ser considerado um raciocínio mais lento, mas que pode ser resultado de mudanças físicas e mentais. De uma forma geral, a lentidão no raciocínio e confusão mental podem ocasionar situações desagradáveis para a vida do idoso e até colocá-lo em risco, prejudicando a autoestima.

Causas de raciocínio lento
As causas para um raciocínio lento e confuso podem ser um conjunto de fatores físicos, emocionais, hábitos e questões de saúde.

Estresse
O estresse em resposta às situações de pressão de diversas ordens, problemas financeiros, ameaças, problemas no trabalho e na família, perdas podem levar ao cansaço mental e à diminuição do raciocínio.

Doenças degenerativas e mentais 
Inúmeras situações como transtorno bipolar, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e demências neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, têm grande impacto no raciocínio, deixando-o lento e confuso. 

Alterações do sono
Problemas relacionados ao sono levam a um menor estado de alerta e concentração e isso dificulta a capacidade de realizar tarefas que exigem raciocínio lógico ou pensamento complexo.

Alguns remédios 
Alguns remédios controlados têm, como efeito colateral, o raciocínio lento e confuso, bem como podem causar tontura, perda de memória e confusão. 

Alimentação inadequada
Uma dieta pouco saudável também pode causar problemas nas funções cognitivas. Por outro lado, vários estudos sugerem que consumir uma dieta rica em antioxidantes e componentes anti-inflamatórios — como os encontrados em frutas, nozes, vegetais e peixes — pode reduzir o declínio cognitivo relacionado à idade e o risco de desenvolver várias doenças neurodegenerativas.

E finalmente o sedentarismo 
O sedentarismo está ligado ao afinamento em regiões do cérebro importantes para a formação da memória e do raciocínio. Além disso, a falta de exercícios está associada a problemas na saúde mental, como ansiedade e depressão. 
Verificar quais fatores estão contribuindo para o raciocínio lento é fundamental para na terceira idade ter boa qualidade de vida com alta autoestima independência e mais autonomia. 

Publicidade

Veja também