Na manhã de hoje, um caminhão com carga de batata-doce tombou ao passar por uma ponte localizada sobre um córrego na Estrada do Timburi, próximo ao distrito de Montalvão, em Presidente Prudente. O fato ocorreu por volta de 11h, e resultou em prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30 mil. O caminhão pertence a uma empresa responsável pelo beneficiamento da batata-doce, que havia saído de uma propriedade rural e seguia para o barracão da firma.
Segundo o representante da empresa, que não quis ser identificado, o funcionário de 40 anos trafegava sozinho pela estrada rural com o caminhão Truck/Mercedes-Benz, com placas do município. Em determinado momento, ao passar pela ponte, levou um susto ao perceber que o veículo estava tombando. Conforme o representante, o homem não se feriu. Apesar disso, houve prejuízos tanto na parte material do veículo, quanto nas mercadorias. Ao todo, estima que tenha perdido investimento de até R$ 30 mil.
“Fui até lá e verifiquei que perdemos quase toda a carga. Estamos tentando rescaldo, mas é meio complicado porque a batata-doce ficou bastante ralada, e isso impossibilita a comercialização”, pontua o representante. De acordo com ele, em outras ocasiões já houve reclamações à Prefeitura sobre as pontes da área rural do bairro que não sustentam os veículos pesados. “A ponte estava com os troncos podres. Precisamos fazer o percurso todos os dias, e é um risco que a gente corre”, salienta.
Reconstrução da ponte
Ontem à tarde, o secretário de Obras e Serviços, Rodnei Rena Rodrigues, esteve no local do acidente para avaliar a estrutura da ponte. Por meio de nota, a Prefeitura de Prudente explica que as obras de manutenção e recuperação são feitas periodicamente, em mais de 60 pontes rurais que existem no município. “No caso desta ponte em questão, não costumava haver o tráfego de caminhões pesados sobre ela, apenas carros e caminhonetes. Com o peso do caminhão, o pilar cedeu e a estrutura se rompeu”, salienta. Mas, afirma que “fará a reconstrução, com início dos trabalhos já nesta sexta-feira [hoje]”.