As instituições de ensino superior de Presidente Prudente estão iniciando o ano letivo. A partir deste mês, muitos alunos retomam as aulas, outros chegam para iniciar um curso. E quem comemora a chegada dos novos estudantes são os corretores de imóveis.
A Imobiliária Prospere, de Jhonnatan Barbosa de Paula, de Prudente, registrou um aumento de 15% no fechamento de contratos. “Não temos dados para registrar a estatística exata de procura, mas, considerando o fechamento de contratos no mesmo período, no mês de janeiro deste ano houve um aumento em torno de 15% até o momento”, afirmou Jhonnatan.
Segundo ele, os apartamentos são os mais procurados para o perfil do universitário. “Hoje em dia, apesar da pouca idade, os jovens estão exigentes. Quando nos deparamos com clientes na intenção de dividir o aluguel, eles procuram espaço para lazer e quartos suficientes para garantir a privacidade de cada um dos moradores”.
Para o corretor, esse período é muito bom para o setor. “Considerando que aqui na cidade temos as universidades, esse mercado se movimenta muito entre final de dezembro até meados de fevereiro. É uma ótima oportunidade para quem possui imóveis fechados para fazer um bom negócio”, ressaltou Jhonnatan.
Na Imobiliária Ari Barriguella, onde Jefferson Mota atua como gerente de locação e corretor de imóveis, a procura por locação de imóvel começou em dezembro. Segundo ele, não houve um grande aumento na procura. “Em anos anteriores a procura foi maior. Alguns dos fatores foi que muitos estudantes estão optando pelo método de ensino a distância [EAD]. Em média, de 20% a 30% de aumento na procura em relação a períodos normais do ano. A maior procura tem início em dezembro e vai até o final de janeiro”, explicou Jefferson.
Também nessa imobiliária, os apartamentos são os mais procurados, muito pela segurança que oferecem, segundo o gerente. “A grande procura por parte dos estudantes é por imóveis mobiliados ou semimobiliados, muito pela comodidade e facilidade na hora da mudança”.
Jefferson ressalta que o início do ano é um período bom para o mercado imobiliário, não só pela procura de imóveis por parte dos estudantes. “O setor nessa época tem uma grande procura também de famílias vindas de outras cidades, geralmente transferidas de outros empregos, como as já residentes que optam por mudar de residência por outros motivos”.
Carlos Cesar de Souza Borges, proprietário da Imobiliária Paulista, de Prudente, afirma que todos os anos, nesta época, ocorre “uma aquecida nas locações,principalmente para quem tem imóveis próximos às universidades. “Em relação aos demais meses do ano, o aumento nas locações gira em torno de 20%”.
Também nessa imobiliária, os apartamentos estão no topo da preferência dos universitários. “Hoje os jovens procuram mais os apartamentos em virtude da segurança e estão morando no máximo em duas pessoas”.