A prática regular de exercícios físicos na terceira idade traz benefícios e ajuda a amenizar as mudanças que aparecem com o envelhecimento, melhorando a capacidade aeróbica, reduzindo os riscos de algumas doenças e das dores nos músculos e articulações. E em Pirapozinho a prática de exercícios físicos é levada muito a sério pelo CCI (Centro de Convivência do Idoso).
Segundo a diretora da Divisão Municipal de Assistência social, Gisele Raquel Ambrozio, as aulas, realizadas pelo professor Lucas Fernando Vitale, seguem um programa que contempla alongamento e exercícios, e depois das aulas os alunos ainda podem usufruir dos aparelhos da ATI (Academia da Terceira Idade) ao ar livre. No total são 80 idosos que aproveitam para praticar uma atividade física.
Ainda de acordo com Gisele, outra novidade está ganhando adeptos no CCI de Pirapozinho: é a modalidade de Capoterapia – que é baseada na capoeira, mas sem utilizar os golpes de luta. É uma dinâmica de grupo, com canções e coreografias simples. A ideia é proporcionar socialização, atividade física moderada para trazer bem-estar, equilíbrio, ritmo e até ativação da memória através da cantoria das músicas tradicionais.
SERVIÇO
As atividades físicas ocorrem segunda, quarta e sexta, sempre a partir das 7h. Já a capoterapia é realizada todas as quartas, às 16h, com o professor Fabricio Ribeiro. O CCI fica localizado na Rua Mario Angelo Seregueti s/nº, no Jardim das Flores. O telefone para mais informações é o (18) 3269-1012. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Foto: Cedida
No programa de exercícios, idosos também fazem alongamento