Atleta de Prudente vence a Pantanal Marathon 2024

Com o tempo de 4h01min, Anderson Clayton Diniz percorreu 42,5 km encarando chuva, lama e travessias em água

Esportes - Cassia Motta

Data 21/12/2024
Horário 07:23
Foto: Cedida
Anderson Diniz durante a Pantanal Marathon, enfrentando áreas alagadas
Anderson Diniz durante a Pantanal Marathon, enfrentando áreas alagadas

A chuva foi uma das principais características da Pantanal Marathon 2024, realizada na Fazenda Baia das Pedras, região do Pantanal da Nhecolândia, próximo a Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, no último sábado (14). O evento reuniu mais de 100 atletas de Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e de países como Peru e Inglaterra.

Anderson Clayton Diniz, 37 anos, nascido em Jacarezinho (PR), mas mora em Presidente Prudente desde 2013, venceu a prova de 42,5 km (quilômetros), na categoria geral, com o tempo de 4h01 min. “Eu abri uma vantagem de 37 minutos para o segundo colocado. Corri sozinho do km 13 até o final 42,5”.

Anderson chegou a ficar em dúvida se corria a Maratona de Curitiba (PR), no dia 17 de dezembro, ou iria para o Pantanal. “Pensei bem, e como nunca tinha feito maratona em trilhas, e ainda mais no Pantanal. Decidi ir para o Pantanal e não imaginei que seria tão maravilhoso”, afirmou Anderson.

Desafios

A prova, de acordo com Anderson, teve alguns desafios com travessias em água acima da cintura, terrenos alagados, lama e muita chuva. Com essa situação, o terreno pantaneiro ficou ainda mais desafiador para Anderson, que encarou águas acumuladas, mais de seis travessias, rios e áreas alagadas ao longo do percurso.

Entre os inúmeros desafios enfrentados, Anderson teve uma surpresa ao atravessar uma área alagada. “Pensei que era um toco de árvore. Foi só depois que percebi o que realmente era: um jacaré. Mas segui em frente. Esse tipo de situação só torna a experiência ainda mais inesquecível”.

Segundo a organização do evento, o Pantanal se destacou pela singularidade em relação a outras provas de trail run, com um terreno arenoso e as travessias de água elevaram o nível de dificuldade.

Desempenho

Anderson afirma que seu desempenho foi excelente, pois se recuperava de uma fratura no ombro. “Visto que eu não estava treinando, pois tive uma fratura no ombro recentemente, avalio meu desempenho como excelente. Nesse ano participei de 43 provas até o momento. Dessas, quatro meias-maratonas e três maratonas antes dessa prova no Pantanal”.

Trazer essa vitória para casa tem um significado especial. “Foi a primeira maratona naquela região, foram várias dificuldades na prova, que eu encarei como incentivo. O lugar é maravilhoso e poder correr lá e trazer esse título é incrível, um feito. Depois da prova plantamos árvores e levo aquele lugar no coração. Devemos cuidar da natureza, dos animais, da vegetação, dos rios, do bioma como um todo”, ressaltou Anderson.

Próximas provas

Anderson diz que tem mais desafios pela frente. “Gostaria de descansar um pouco, pois a maratona exige muito. Mas tenho ainda duas provas neste final de ano - uma em Balneário Camboriú [SC], no dia 29 de dezembro, do Dino Run 5km,  no Parque dos Dinossauros, e na noite do dia 30 de dezembro, na praia, o BC Celebration Beach Running 5km”.

Cedidas

Atleta de Prudente ficou em 1º lugar na categoria geral 


Na hora de folga, Anderson aproveitou para registrar a beleza do Pantanal

Publicidade

Veja também