“As pessoas estão buscando a praticidade dos condomínios verticais”

SINOMAR CALMONA

Leonardo Zaninelo, supervisor comercial da Mampei Funada

COLUNA - Sinomar

Data 03/09/2024
Horário 05:15

Entrevista com Leonardo Zaninelo, supervisor comercial da Mampei Funada, sobre o crescimento do processo de verticalização de Presidente Prudente e o conceito de alto padrão que a incorporadora traz para seus lançamentos.

O que está impulsionando esta tendência de crescimento dos condomínios verticais em Presidente Prudente? 
As pessoas estão buscando praticidade, por conta de localização e logística.  Como os prédios não demandam áreas tão grandes como os condomínios horizontais, normalmente estão muito bem localizados, e as pessoas estão migrando para locais próximo ao centro, escolas, centros comerciais como shoppings e hospitais, buscando  praticidade para o seu dia a dia.
 
A cada lançamento muita gente questiona sobre a demanda. Tem gente para tanto novo apartamento?
Tem sido comum as pessoas preferirem casas grandes em condomínios horizontais. No entanto, devido à crescente demanda por serviços como faxineira, piscineiro e outros profissionais necessários para a manutenção de uma casa, muitas pessoas estão buscando a praticidade de espaços menores, em bons prédios de apartamentos. Com as famílias cada vez menores e a rotina de trabalho intensa, as pessoas querem evitar a preocupação de cuidar de grandes propriedades, fazer reparos ou lidar com danos causados pelo clima. Nos apartamentos, há uma comodidade maior, pois você não precisa se preocupar com essas questões. Além disso, há vantagens em termos de segurança e a conveniência de estar mais próximo dos principais pontos da cidade. Essa mudança reflete uma busca por uma vida mais prática e menos dependente de cuidados constantes com o imóvel.

Então você tem percebido uma mudança na percepção das pessoas em relação às soluções da moradia vertical? 
Sim, era muito comum que as pessoas tivessem casas grandes e, muitas vezes, diziam: 'Minha casa é maravilhosa, tem um ótimo lazer, piscina'. Antigamente, era muito comum haver interação nas ruas, onde você se relacionava com os vizinhos, com o pessoal da rua de baixo; todos se reuniam dentro de casa para brincar. Hoje, essa realidade mudou. Por questões de segurança, é preciso ter um controle maior sobre quem frequenta nosso imóvel. Com isso, a tendência tem sido migrar para prédios, onde há espaços de lazer que oferecem apoio na criação dos filhos, além de ambientes adequados para que os avós recebam seus netos. Essa demanda é crescente, pois nossa população está envelhecendo, e muitas pessoas mais velhas buscam esse tipo de imóvel para atrair a atenção dos netos. Em condomínios verticais, há mais espaços para brincar, se divertir e interagir com outras crianças, o que tem se tornado cada vez mais importante.

“O que define o alto padrão são os acabamentos, a infraestrutura de lazer, a mobília que compõe essas áreas, e o impacto visual do  ambiente”

Como você posiciona a Mampei Funada nesse mercado de condomínios verticais? 
A Incorporadora Mampei Funada surgiu a partir da necessidade de evoluir o conceito de moradia, introduzindo áreas de lazer sofisticadas e lançando a linha de empreendimentos MF, que são de alto padrão. Muitas pessoas associam 'alto padrão' ao tamanho do apartamento, imaginando que se trata de imóveis grandes. No entanto, o que realmente define o alto padrão são os acabamentos, a infraestrutura de lazer, a mobília que compõe essas áreas, e o impacto visual que o ambiente proporciona. Quando você entra em um prédio e sente aquela sensação de 'uau', isso é o que caracteriza um empreendimento de alto padrão — a possibilidade de desfrutar de algo mais sofisticado.

Mas existem pessoas que se sentem “enjauladas” nos apartamentos...
Há pessoas que têm o preconceito de que morar em apartamento é como ficar 'enjaulado', mas isso mudou muito. Os empreendimentos da Mampei Funada, por exemplo, oferecem áreas de lazer fantásticas que atendem todas as necessidades do dia a dia, incluindo piscinas privativas com sistema de aquecimento, onde você pode receber seus convidados em um espaço exclusivo. Além disso, o aproveitamento de espaço dentro desses imóveis é muito eficiente. Quando falamos em metragem, como 90, 115 ou 137 metros quadrados, algumas pessoas pensam que é pequeno em comparação com uma casa de 200 metros. Mas, se você descontar a garagem e a área externa de uma casa, normalmente o espaço útil é equivalente ao de um apartamento que oferecemos. Por isso, fica o convite para todos virem conhecer nossos espaços e apartamentos decorados, na Central de Decorados da Mampei Funada.

Os lançamentos atuais trazem cada vez mais itens de lazer. Isso não impacta muito na taxa de condomínio?
A incorporadora tem uma grande preocupação com a questão da taxa de condomínio, sempre buscando compor empreendimentos onde essa taxa seja acessível. Para entender como essa conta é feita, basta dividir o custo total do prédio pelo número de unidades. Por isso, nossa estratégia é lançar empreendimentos com um bom número de unidades, o que ajuda a diluir os custos. Nos empreendimentos da linha MF, por exemplo, oferecemos três ou quatro elevadores para atender a demanda, o que melhora a estrutura sem aumentar excessivamente o custo do condomínio. Como essas despesas são rateadas entre mais moradores, conseguimos manter uma taxa mais baixa. Atualmente, a média das taxas de condomínio nos nossos empreendimentos varia entre R$ 550 e R$ 800, dependendo do projeto e das facilidades oferecidas.

Quais são as suas expectativas para o futuro do mercado de condomínios verticais nos próximos anos aqui em nossa cidade? 
Esse é um mercado que está em plena expansão e com forte demanda projetada para os próximos anos. Temos planos para lançamentos até 2027, que serão realizados conforme a demanda do mercado. Isso se deve, em grande parte, às mudanças na dinâmica familiar. Hoje, muitos casais optam por ter menos filhos, e alguns até decidem não ter filhos, preferindo adotar pets. Essa busca por praticidade, aliada à necessidade de viver em locais com boa logística e proximidade dos principais pontos da cidade, tem aquecido muito o mercado. Com a rotina de trabalho cada vez mais intensa e as pessoas passando menos tempo em casa, a praticidade se tornou um fator essencial na escolha de moradia. Esse cenário impulsiona a demanda por empreendimentos que ofereçam soluções práticas e eficientes para o dia a dia.

“A Mampei Funada tem uma grande preocupação com a questão da taxa de condomínio, sempre buscando compor empreendimentos onde esses custos possam ser acessíveis”.

RAPIDINHAS
...
Hoje é o Dia do Biólogo.
...
Setembro, mês de aniversário da cidade, mês da Expo, mês de mudança de estação, de vida nova!
...
Qual a diferença entre um otimista e um pessimista? O otimista é o cara que inventou o avião. Pessimista é o que inventou o paraquedas.
...
De acordo com o Google Analitcs, 76,4% da audiência do portal www.imparcial.com.br vem de dispositivos móbiles (celulares).
...
Os quatro países que mais vacinaram suas populações foram Islândia (75%), Chile (69%), Reino Unido (61%) e Alemanha (58%).
...
Passa de 1 milhão de page views mensais a audiência do nosso portal de notícias www.imparcial.com.br.
...
Ponto final: Relaxa, o mundo ainda tem muita volta pra dar.
 

Publicidade

Veja também