"Alegria de viver"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 22/10/2024
Horário 07:09

O termo chanchada se referia aos espetáculos musicais que misturavam humor ingênuo e apresentações de artistas da música em filmes divertidos que se popularizaram nos anos 1950. “Alegria de Viver” foi produzido em 1958 e dirigido por um dos maiores diretores do gênero: Watson Macedo, e estrelado por sua sobrinha, Eliana (a grande estrela do cinema nacional naquela década, que não tem qualquer relação com a loirinha da TV atual). Na trama inocente, Gilberto (John Herbert) trabalha num escritório do milionário Senhor Pires (Afonso Stuart), que o considera ideal para se casar com sua filha Elizabeth (Eliana) que estuda num colégio interno. Mal sabe ele, que Gilberto aproveita as noites cariocas no clube Copa Jazz onde é conhecido como o King. Pensando que ele é um careta, Elizabeth a príncipio o esnoba, mas depois tem que disputá-lo com a amiga Sílvia (Yoná Magalhães). O início do rock-and-roll no cinema nacional, a estreia e de Yoná e a participação de artistas como Augusto César Vanucci, Sérgio Murillo, Trio Irakitan e Ivon Curi.  
    
“Capacidade intrínseca”

O conceito de capacidade intrínseca foi introduzido pela Organização Mundial de Saúde como o composto de todas as capacidades físicas e mentais de um indivíduo avaliados por cinco domínios: cognição, humor, sensorial (visão e audição), locomoção e vitalidade (energia e equilíbrio). A antiga denominação de velhice foi redefinida justamente como o declínio da capacidade intrínseca relacionada ao envelhecimento. Segundo estes novos conceitos de capacidade intrínseca, envelhecer bem sim significa conservar bom funcionamento intelectual, emocional, enxergar e ouvir bem (mesmo que com lentes e aparelhos), locomover-se, manter equilíbrio e ter energia para as atividades instrumentais da vida. A ciência definiu então como três componentes essenciais do envelhecimento saudável, a citada capacidade intrínseca, a capacidade funcional (que é o produto da autonomia e independência, ou seja, a capacidade de decidir sobre a própria vida e realizar as ações por conta própria) e a terceira, é a capacidade ambiental (onde e como o indivíduo vive). A capacidade intrínseca antecede e é um dos principais determinantes da capacidade funcional. Trata-se da raiz e da essência individuais, de onde provavelmente vem o maior potencial para um envelhecimento saudável. Hoje, já sabemos que para avaliar as condições de saúde de uma pessoa idosa, não basta levar em conta somente as doenças das quais ela é portadora, mas sim a possibilidade de ela continuar realizando as atividades cotidianas da forma mais independente possível. Atualmente, estima-se que 30,1% das pessoas com mais de 60 anos apresentem ao menos uma limitação funcional que interfira nas atividades básicas da vida. O acompanhamento deste poder de execução do idoso é fundamental para identificar e agir no processo de envelhecimento, e não apenas cuidar das manifestações clínicas das doenças instaladas. 

Dica da Semana

Filmes – Streaming 

“As Rainhas da Torcida”: 
(Poms). EUA. 2019. Direção: Zara Heyes. Diagnosticada com câncer terminal, a solitária Martha (Diane Keaton) decide se livrar de todos os seus pertences pessoais e se mudar para uma comunidade de idosos com o intuito de esperar a morte chegar. No entanto, conhece a vizinha Sheryl (Jacki Weaver), uma mulher barulhenta e ativa, ela redescobre a vida quando uma nova amizade surge, e juntas decidem montar um clube para empoderar mulheres acima dos 60 anos. 

Publicidade

Veja também