O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a Prefeitura de Pirapozinho, contando com a parceria das Divisões Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu, na última semana, um “Encontro Feminino” em alusão à campanha de prevenção e combate à violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”.
Realizado no CCI (Centro de Convivência do Idoso), o encontro apresentou o tema “Primeiros cuidados psicológicos e fortalecimento das redes comunitárias de cuidado”, com a palestrante Andréia Duarte Alves (doutora em Psicologia e Sociedade, pesquisadora e professora universitária).
Para fechar o “Encontro Feminino”, foi realizada mesa-redonda, possibilitando o debate sobre o tema apresentado, elevando a autoestima das participantes com muita informação. Estiveram presentes todas as participantes da rede intersetorial, bem como representantes de cidades vizinhas.
É uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher e foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, quando surgiu a necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. A campanha determina que União, Estados e municípios devem promover, no período, ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.
Foto: Cedida
"Encontro Feminino" foi realizado em Pirapozinho