“A profissão de policial é uma vocação!”

SINOMAR CALMONA

Subtenente Junior, policial militar

COLUNA - Sinomar

Data 09/07/2024
Horário 05:15

Subtenente Junior, do 8º Baep em Presidente Prudente, ingressou na PM há 24 anos, em 1999, na escola de soldados do antigo CPA/I-10 atualmente CPI-8 em Presidente Prudente. No último dia 5 de julho, ele recebeu a Medalha do Sesquicentenário, e foi eleito “Policial Militar do ano de 2023”, em cerimônia realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar em São Paulo. Joel de Godoi Bueno Junior, o subtenente Junior, tem 46 anos. É casado com d. Leticia Bueno e tem dois filhos.

O que o motivou a escolher essa profissão e seguir a carreira de policial militar?
Meu irmão 2° Sargento PM Amaral (in memoriam) sempre foi uma inspiração e um incentivador com sua dedicação em bem servir e proteger a sociedade paulista.

Pode compartilhar alguma experiência memorável ou marcante que teve durante sua carreira?
Participar da Campanha Humanitária no Rio Grande do Sul foi algo muito marcante. Deparamos com um cenário que jamais pensei atuar, pelas dificuldades que encontramos. Servir e proteger o povo gaúcho nas enchentes é algo que ficará para sempre na memória. 

O que significa para o senhor ser eleito "Policial Militar do Ano de 2023" e receber a Medalha do Sesquicentenário?
Na minha carreira sempre me preparei muito. Desde soldado faço cursos de especialização dentro e fora da corporação. Ter trabalhado com excelentes professores de polícia foi algo fundamental. A Honraria é a concretização de uma carreira dedicada com amor à causa pública. 

Como foi a cerimônia de outorga da medalha e o que esse reconhecimento representa para você?
A cerimônia foi realizada na Praça Júlio Prestes e teve a presença do secretário de Segurança Pública que também foi condecorado e Comandante Geral da PMESP.  O reconhecimento representa todos aqueles que contribuíram em minha carreira. Deus sempre me abençoou colocando excelentes profissionais que ombrearam comigo e me ensinarão a ser cada dia melhor. 

O que significa para o senhor fazer parte do 8º Baep?
Sou Braçal fundador do 8° Baep e fazer parte da história desse nobre Batalhão é um dos marcos mais importantes da minha carreira. 

“O Baep está preparado para atuar em ocorrências de gravidade e combate ao crime organizado”

Quais são as principais responsabilidades e desafios enfrentados pelo 8º Baep em suas operações?
O Baep está preparado para atuar em ocorrências de gravidade, combate ao crime organizado e apoiar as demais modalidades de policiamento em ocorrências que exija emprego especializado. Temos a responsabilidade de sempre atualizar os procedimentos através de treinamentos para atuar de forma eficiente em prontas respostas inclusiva em crimes ultraviolentos.

Quais foram os maiores desafios que o senhor enfrentou ao longo de sua carreira na Polícia Militar?
Tentativa de resgate de presos em Presidente Bernardes, a mega rebelião de 2006, a Operação Escudo na baixada santista e a Campanha Humanitária no Rio Grande do Sul.

Como o senhor lida com situações de alto risco e estresse no cumprimento do dever?
Manter o físico e psicológico sempre em condições de atuar e com muita fé em Deus. A família também auxilia me dando o suporte necessário mesmo na minha ausência. A simulação de ocorrências o mais próximo da realidade nos treinamentos também são importantes. 

Pode nos falar sobre o treinamento que os membros do Baep recebem? 
Os treinamentos são desenvolvidos para trazer o policial o mais próximo da realidade, sobre estresse, realizando estudos de caso e minimizando os riscos prezando sempre pela segurança. 

Como isso o preparou para enfrentar os desafios diários?
Os treinamentos e cursos aliados com a experiência de anos atuando em unidades especializadas são fundamentais para enfrentar os desafios.

Quais habilidades e qualidades o senhor considera essenciais para ser um bom policial militar?
Primeiramente a profissão de policial é uma vocação. Ser voluntário, estar disposto a buscar conhecimentos, treinamentos constantes mantendo uma conduta ilibada são características de um bom policial.

Como o senhor mantém a dedicação e o amor pela causa pública após tantos anos de serviço?
Somos idealistas e isso por si só já é o principal motivo da dedicação. 

O que o motiva diariamente a continuar desempenhando suas funções com tanto zelo e comprometimento?
Servir e proteger com excelência o cidadão de bem construindo uma Pátria mais justa para as gerações futuras.

Como são organizadas e realizadas as missões do Baep?
O Batalhão se preocupa em planejar as Missões de acordo com as necessidades do Comando atuando no combate ao crime organizado e em ocorrências que exigem treinamentos especializados, além de prestar apoio às demais modalidades de policiamento em ocorrências que exigem uma atuação mais complexa.

Existe algum objetivo ou meta que o senhor ainda deseja alcançar na sua carreira?
Deixar um legado para as gerações futuras, treinar os novos policiais e servir de motivação para cumprirem com excelência a missão de servir e proteger o cidadão de bem.

Que mensagem o senhor gostaria de deixar para a comunidade sobre a importância do trabalho da Polícia Militar?
Essa respondo com as palavras do nosso Digníssimo Cmt Geral da PMESP Coronel Cássio Araújo de Freitas: “Seguimos servindo e protegendo as pessoas e defendendo as instituições, se preciso com o sacrifício da própria vida, estamos contribuindo decididamente para preservar a ordem pública e, dessa maneira, a própria democracia, na construção de uma Pátria mais justa e solidária para os dias presentes e para as futuras gerações de brasileiros”.

“Minha meta é deixar um legado para as gerações futuras, treinar os novos policiais e servir de motivação para cumprirem com excelência a missão de servir e proteger o cidadão de bem”

RAPIDINHAS
...
Chuveiro é um lugar incrível. Deixa limpo, faz você parecer um cantor profissional e ajuda a decidir tudo na vida.
...
Camerata Escola de Dança participou do Festival Internacional Dançar a Vida, no final de semana, em Caraguatatuba.
...
As estatísticas mostram que quem se comunica por celular enquanto dirige tem 23 vezes mais chances de causar um acidente do que se estiver prestando atenção.
...
Rocha Motor convida para o 1º Encontro de Super Máquinas, dia 20 de julho, no Euromarket.
...
Evento das super máquinas no Euromarket terá carros esportivos, balonismo, stand com parceiros e food trucks.
...
Thor Churrasco lança com sucesso um novo produto em todo Brasil: Molho Barbecue Thor, anunciado como “o verdadeiro sabor do churrasco americano”.
...
Já estamos na segunda metade de 2024. Como está passando rápido este ano!...
...
Ponto final: Viva simples, sonhe alto. Seja grato.

Publicidade

Veja também