“A nossa identidade feminina é coletiva, se constrói como uma colcha de retalhos”

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 12/07/2024
Horário 05:01

Fernanda Pachioni Pernas, da clínica Pact Center, terapeuta especialista em Terapia Morfoanalítica desde 2008 e mentora de vida, fala sobre o projeto "Mentoria Ninho Feminino" destacando a importância da conexão com a força do feminino, os métodos utilizados e os benefícios para as participantes.


Pode nos contar um pouco sobre a sua trajetória profissional e como surgiu o interesse pela Terapia Morfoanalítica?
Sempre me interessei com o trabalho de integração do corpo físico e das emoções. Conheci a Terapia Morfoanalítica sendo paciente do método. Trabalho desde 2008 com a Terapia Morfoanalítica que em um mesmo trabalho consegue atuar no corpo físico e no emocional com grandes transformações. Na minha experiência, quanto mais a pessoa sentir e não racionalizar/pensar maior os efeitos e transformações no indivíduo. 

O que a inspirou a criar o projeto "Mentoria Ninho Feminino"?
A minha trajetória como mulher, fui sendo movida à missão de ajudar mulheres e assim sou instrumento de escuta e partilha dos seus “sofrimentos invisíveis”.

Quais são os principais objetivos do projeto "Mentoria Ninho Feminino"?
Esta mentoria foi desenvolvida para ajudar a mulher que quer resgatar ou se conectar com a beleza do seu ser feminino, uma força natural, equilibrando as cinco principais funções do feminino. A mentoria Ninho Feminino nasceu dessa minha experiência com as mulheres e para ensinar toda essa minha caminhada para outras mulheres, e mesmo assim sendo neutra em não aconselhar e fazer algo igual a minha vida, mas sendo profissional e entrando em contato com a história única de cada mulher. E assim, essa mentoria é de minha autoria e tem os meus conteúdos, criatividade, cor, alma e sentidos. Eu sou na mentoria um instrumento de conexão e a transformação é feita de forma individual.

“Conheci a Terapia 
Morfoanalitica sendo 
paciente do método”

Como você define a "força do feminino" e por que é importante que as mulheres se conectem com ela?
O feminino é uma energia que acessamos o nosso mundo interno, sentimentos e emoções. É todo o conteúdo de gerar, intuição, criação e criatividade. O feminino recebe, confia e se entrega. É estar receptiva para acolher, nutrir, silenciar. A força do feminino é uma preciosidade da sua natureza que você deve e pode usar a seu favor. Para isso, é necessário se conectar com seus principais papéis que são: ser filha, ser Eu, ser casal, ser mãe e ser profissional. O equilíbrio desses papéis traz a força do feminino. 

Quais são as principais atividades e métodos utilizados no projeto, como partilha, meditação e exercícios sistêmicos?
A nossa identidade feminina é coletiva, ela se constrói como uma colcha de retalhos.  Por isso, o grupo e a troca/partilha entre mulheres é tão potente. As mulheres são tão iguais e tão diferentes entre si, que tornam tudo visível umas para as outras. É como um labirinto de espelhos. Em alguns momentos, vemos a nossa própria imagem refletida no espelho que é a outra mulher e assim passamos a compreender coisas sobre nós mesmas que antes não enxergávamos. E isso não quer dizer que não exista muitas diferenças também. Porém, essas trocas precisam ser bem conduzidas pela minha experiência profissional e em cada encontro utilizo algumas das ferramentas dos meus 20 anos de experiência, como a meditação, consciência corporal, escrita, respiração, exercícios sistêmicos, entre outros.

Quem pode participar do projeto e como as mulheres interessadas podem se inscrever?
Destinado a toda mulher que queira se conhecer mais profundamente, transitando nas cinco principais funções da mulher e então se apropriar da força do feminino.

Existem requisitos ou pré-requisitos para participar das sessões?
Apenas ser maior de 18 anos e desejar se aprofundar em si mesma.

Quais são os principais benefícios que as mulheres podem esperar ao participar do "Mentoria Ninho Feminino"?
A mulher pode esperar mais amorosidade e autocuidado, fechamento de ciclos e elaboração de lutos, melhora em seus relacionamentos em geral, conquista de seus desejos pessoais e profissionais, mais desfrute e leveza na vida.

Como funciona o projeto "Mentoria Ninho Feminino"?
- Encontros online semanais em grupo com duração de 1h30 durante seis meses ou 24 encontros pela plataforma Zoom; - Suporte em um grupo de WhatsApp; - O grupo é fluxo continuo e você pode entrar a qualquer momento no grupo;

Existem planos para expandir ou adaptar o projeto no futuro?
Sim. Tenho projeto de expandir cada vez mais pelas redes sociais para mais mulheres do Brasil e todo o mundo. O online proporciona essa possibilidade.

Existem indicadores ou resultados concretos que mostram o impacto positivo do projeto?
- Mentoranda com dificuldade de engravidar conseguiu durante o processo; - Mentoranda parou de fumar; - Mentoranda conseguiu concretizar um divórcio desejado há muitos anos;- Mentoranda que conseguiu oficializar uma união estável e começou uma nova profissão.

“A nossa identidade feminina
 é coletiva, ela se constrói
 como uma colcha de retalhos”

 

RAPIDINHAS
...
No Brasil 40% das pessoas estão com sobrepeso devido ao excesso de carboidratos
.... 
Vem aí o 1º Arraiá Beneficente do espaço Palazzo Salvattori com renda para a Carim - Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado, dia 27 de julho, no Palazzo Salvattori.
...
A festa julina em prol do Carim promete ser uma noite pra lá de especial, com música ao vivo, quadrilha, comidas típicas e mais! 
...
Obesidade infantil também é preocupante. (Rodolfo Peres, nutricionista esportivo).
...
Luciano Carrera já deu início à organização da próxima edição da Conexão Síndico 2024 – Feira de Negócios para Condomínios do Oeste Paulista, que acontece de 25 a 26 de agosto, na sede da OAB Prudente.
...
Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar muitas vidas.
...
Ponto final: Propor-se a ser mais gentil a cada dia pode dar certo. #GentilezaGeraGentileza

Publicidade

Veja também