Este título não é de minha autoria, mas é o tema de uma das palestras de Marcos Batista, o diretor de Inovação do Centro Paula Souza para todo o Estado de São Paulo. No dia 25 de julho, tive a grata satisfação de contar com a participação dele e também do amigo João Lucas Amorim para a gravação do 12º PodETEC. Além disso, à noite, fui assistir à palestra dele no auditório da Fatec de Presidente Prudente.
É interessante que eu preparei o roteiro de gravação do PodETEC para uma abordagem tradicional sobre a inovação, mas fomos surpreendidos com uma abordagem totalmente inovadora e que faz todo o sentido quando pensamos na atualidade. O assunto ficou tão valioso que tanto eu quanto o João Lucas captamos imediatamente a visão de Marcos Batista. Para atiçar a curiosidade, abaixo seguem alguns trechos desse bate-papo maravilhoso que irá ao ar em breve no YouTube, no canal oficial da Etec Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, o Colégio Agrícola: @EtecRuralOficial.
• "Quando chego numa empresa, o briefing é 'precisamos desenvolver melhores coisas'. Eu nunca cheguei numa empresa e falaram assim: 'Marcos, precisamos desenvolver melhores seres humanos pra desenvolver melhores coisas'."
• "Quando eu chego numa sala de aula, o que eu posso trazer que pode mudar ou transformar o ensino, a educação, são as reflexões que eu levo para a sala de aula. A primeira é perguntar para o aluno se ele sabe o que está fazendo - que é o projeto de vida - e a segunda é para que serve o que está fazendo - que é o propósito. São dois caminhos: o projeto de vida tem relação com o ter e o propósito de vida tem relação com o ser. E uma coisa caminha com a outra... o grande problema é exatamente essa questão de que cada um rema pra um lado e a maior parte dos nossos alunos e colaboradores de empresa não sabe o que está fazendo."
• "Agregar todo o conhecimento do mercado junto à academia: sempre tive a percepção de que precisava fazer uma aula diferente."
• "Nós temos muitos especialistas, pessoas muito boas, para apertar botão, para ajustar máquina na indústria, para gerenciar processos, mas nós temos poucas pessoas que sabem lidar com pessoas, o relacional."
• "Eu uso a inovação pra tudo. O papel do líder é fazer as pessoas pensarem, pensarem diferente."
• "Nós estamos num tempo em que o importante não é procurar as respostas, mas saber fazer as perguntas."
• "Se a gente olhar para as ondas da inovação, elas estão cada vez mais altas e com espaço mais curto, cada vez com impacto maior e um tempo menor. Daqui a pouco não é mais onda, é tsunami; ela vai só em cima, ela não vai mais cair. De um lado as ondas de inovação e do outro lado as ondas da desumanização."
Deixo um convite especial para que você acesse o canal e assista a este e outros episódios que já estão disponíveis.