“Salve Guizão”, iniciou a reportagem de O Imparcial ao retomar contato com o jovem zagueiro de 22 anos, na última quarta-feira.
Natural de Araraquara (SP), o “brabo” defensor de 1,85 metro está em Natal (RN) e irá disputar a Série D do Brasileirão 2025 com as cores do Santa Cruz (RN), que joga o principal torneio do futebol potiguar: certame organizado pela FNF (Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol). Para a sequência da temporada, a expectativa, segundo Guizão, é uma só: o acesso para terceirona da liga nacional.
Abres aspas para o defensor: “A expectativa é uma só, conquistar o acesso para Série C. Por mais que [a Série D] seja uma competição muito difícil, muito competitiva, é o que conversamos internamente: ‘temos condições de classificar e condições reais de brigar por esse acesso’. Cheguei recentemente no clube. É um clube sério, com profissionais qualificados, e empenhados em dar o seu melhor”, iniciou Guizão, ao falar sobre a sequência do Santinha de Natal na quarta nacional, que reúne 64 times de todo o território tupiniquim.
No Campeonato Potiguar 2025, o Santa Cruz de Natal chegou nas semis e caiu para o rival América (RN). Nas classificatórias para a Copa do Nordeste, a equipe - do Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), que jogará nesta temporada na Arena das Dunas - foi eliminada nos pênaltis para o tradicional clube cearense Ferroviário (CE).
A estreia do Santinha de Natal na D nacional será conta o Souza (PB) no próximo dia 11, às 19h: o Dino é atual campeão estadual da Paraíba e eliminou no ano passado o Cruzeiro da Copa do Brasil. Pelo caminho, o Santa Cruz de Natal (RN) mede forças conta o xará Santa Cruz de Recife, o tradicional Cobra Coral.
De acordo com o portal O Gol, que na maioria das vezes acerta e, às vezes erra, o ex-Carcará fez 11 jogos com o Grêmio Prudente. Um deles foi a histórica classificação do azul-grená prudentino no Estádio do Canindé, na “selva de pedra paulistana”, em 16 de setembro de 2023, na Copa Paulista, ocasião em que a equipe prudentina era comandada por Ademir Fesan.
Se naquela ocasião, na temporada 23, o Carcará brigava por um lugar em uma competição nacional e tentará - possivelmente - de novo em 2025, depois da ressaca do pós-acesso a A2 da temporada 2024, Guizão vai à cancha com as cores do Santa Cruz de Natal para tentar uma subida de divisão rumo a Série C do Brasileirão 2026.
Guizão foi anunciado pelo Santa Cruz potiguar na semana passada. “O ponto positivo é que mantiveram uma boa base do Campeonato Potiguar, grupo extremamente qualificado, com atletas focados e determinados em desempenhar o seu melhor papel. Chego pra brigar por posição, sempre respeitando meus companheiros, mas dando o meu melhor pra quando a instituição precisar de mim dentro de campo, eu corresponder à altura, desempenhando e performando da melhor maneira possível”, destacou o beque.
“CHEGO PRA BRIGAR POR POSIÇÃO, SEMPRE RESPEITANDO MEUS COMPANHEIROS, MAS DANDO O MEU MELHOR PRA QUANDO A INSTITUIÇÃO PRECISAR DE MIM DENTRO DE CAMPO, EU CORRESPONDER À ALTURA, DESEMPENHANDO E PERFORMANDO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL”
Guizão
Guizão disse que a transição de Prudente para o Nordeste se deu por uma série de fatores. Um deles, a eliminação precoce do Carcará na Copa Paulista de 2024. “Aí eu fiquei sem clube, fiquei sem time, não conseguia me empregar, e aí eu ‘tava’ sem time, e eu queria ser visto, pra ter mais minutos, pra gerar oportunidade pra mim, e a gente sabe que o futebol paulista é o principal do Brasil, né?”, relatou o atleta, que rescindiu com o Grêmio Prudente amigavelmente.
O próprio Guizão pontua com propriedade do que se trata o Clube Laguna SAF. “Era um time novo, né? Um time que foi fundado em 2022, se eu não me engano, e aí um time de segunda divisão de Campeonato Potiguar. Então a minha ideia era realmente dar um passo para trás, porque eu sabia que no próximo ano o Grêmio Prudente ia disputar a Série A2 do Campeonato Paulista, que é um campeonato muito bom, muito visado. Então eu tinha que ter mais experiência, né?”, disse Guizão, que contou com o auxilio do arqueiro Dã Morani, que possui um graffite na fachada dos vestiários do Estádio Caetano Peretti.
Dã é o goleirão do time vegano fundado em 2022 em Tibau do Sul (RN), no paradisíaco litoral potiguar, com suas falésias coloridas e a famosa Praia da Pipa, um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil, a 85 km (quilômetros) de Natal.
“O Dã Moroni, veio para cá, eu vi que ele estava aqui, e aí a gente conversou, enfim, e surgiu o interesse do clube, por mim. E aí eu recebi a proposta de empréstimo a princípio e aceitei. Eu vim para cá disputar a segunda divisão do Campeonato Potiguar, em 2024”.