As eleições municipais de Presidente Prudente, realizadas neste domingo, transcorreram de forma pacífica, segundo os chefes dos cartórios eleitorais responsáveis pela organização do pleito. Cerca de 120,8 mil eleitores compareceram nos 62 locais de votação, o dia foi marcado pela ausência de filas, poucas falhas técnicas e um único caso de boca de urna.
O chefe do cartório da 101ª ZE (Zona Eleitoral), Fabiano de Lima Segala, afirmou que os problemas técnicos foram mínimos, com apenas “dois ou três incidentes de urnas desligando na parte da manhã”, mas prontamente restabelecidas. Os incidentes ocorreram em locais como a Escola Estadual Professor Arlindo Fantini, Toledo Prudente Centro Universitário e a Escola Estadual Professor Hugo Miele, com a substituição de apenas uma urna, na Escola Estadual Teófilo Gonzaga da Santa Cruz.
“A eleição foi a mais tranquila de todas que já realizei. População se comportou bem, sem incidentes na área de atuação da 101ª Zona Eleitoral, a votação transcorreu de forma muito tranquila, sem filas, muito rápido para votar, a eleição foi realizada de modo organizado, pacífico e ordeiro, como de costume aqui em Prudente”, disse o chefe cartorário da zona 101.
Durante o período da tarde, o foco das zonas eleitorais foi a transmissão dos dados para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, Fabiano destacou a expectativa para o primeiro resultado entre 19h30 e 20h30, com a 101ª ZE sendo responsável pela totalização dos votos, incluindo os da 402ª Zona Eleitoral. Antes das 19h30, a população de Prudente já sabia quem seria os novos prefeito e vereadores, com 100% das urnas apuradas.
Letícia Macoratti de Castilho, chefe do cartório da 402ª ZE, reiterou o clima de tranquilidade, apesar de ter registrado a troca de cinco urnas em seções como o Colégio Criarte e o Sesi (Serviço Social da Indústria). “As substituições foram rápidas e tudo transcorreu normalmente”, afirmou. A única ocorrência de boca de urna da eleição municipal foi registrada na Escola Estadual Professor Placídio Braga Nogueira, e está sob investigação.