3 voos estão sujeitos a alterações em Prudente

Daesp determinou que operações ocorram entre 6h e 0h; com isso, pousos e decolagens que existem diariamente durante a madrugada ficam propensos a mudanças

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/04/2019
Horário 08:25
José Reis - Mudança imposta pelo Daesp incide em voos da madrugada no aeroporto de Prudente
José Reis - Mudança imposta pelo Daesp incide em voos da madrugada no aeroporto de Prudente

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) anunciou que o aeroporto de Presidente Prudente deverá mudar seu horário de operação para pousos e decolagens de aeronaves comerciais, a partir do dia 1º de maio, de forma que esse serviço ocorra entre 6h e 0h. Atualmente, a cidade conta com três voos fora deste novo horário estabelecido, sendo que, por isso, as companhias aéreas, Azul e Gol, disseram que devem negociar com o departamento. Há exceções na nova medida.

“É uma situação que pode ser vista como positiva e negativa, dependendo do ponto de vista. Para alguns usuários, será uma opção mais flexível o novo horário, mas para as companhias pode representar um problema, com a possibilidade de terem que mudar toda a sua malha, com reflexos inclusive na capital paulista”, expõe o diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas.

Segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, os 20 aeroportos administrados por ele devem mudar seus horários de funcionamento a partir do dia 1°. “Aeroportos e companhias aéreas estão sendo informados e a medida foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil, do governo federal. O novo horário adotado segue o já praticado pelo aeroporto de Congonhas, em São Paulo”, expõe o departamento, que traz uma ressalva em relação ao novo horário, ao dizer que, fora do período que vai das 6h às 0h, os aeroportos poderão receber voos, desde que eles sejam agendados e autorizados pelos órgãos competentes.

O diretor regional da Aviesp lembra que os impactos serão visíveis em Presidente Prudente. Os passageiros, por exemplo, poderão gostar do novo horário, já que ele é uma opção a mais do que aqueles que ocorrem ainda pela madrugada. “Em Congonhas, por exemplo, o início da operação é 6h, logo, ao chegar em São Paulo, o avião que saiu daqui na madrugada já poderá pegar novos passageiros e partir para demais rotas. Com a mudança, os voos de lá serão alterados, já que ambos os aeroportos terão o mesmo horário de início das operações”, destaca. Ele afirma que não descarta a possibilidade de as companhias cancelarem rotas, seja no interior ou na capital, caso não haja um acordo e horário disponíveis para mudanças.

Em negociação

A Azul Linhas Aéreas, por meio de nota, esclarece que está em negociação com o Daesp para reconsiderar a alteração no horário de funcionamento do aeroporto de Presidente Prudente, o que evitaria, assim, impactos na operação da companhia na cidade. Já a Gol Linhas Aéreas afirma que se reunirá com o órgão para debater a questão.

Ampliação do aeroporto

A Prefeitura de Presidente Prudente informou ontem que até o fim do ano haverá uma solução para a proposta do município de ampliar o aeroporto prudentino, seja por meio da iniciativa privada, ou por meio do governo estadual.  Pelo menos, foi o que assegurou o prefeito Nelson Bugalho (PTB), após participar de uma reunião em São Paulo, com o  Daesp. “Uma equipe do departamento virá para conhecer a área de 202 mil m² que será doada pela Prefeitura, com a infraestrutura básica necessária – rede de escoamento de águas pluviais, iluminação pública, rede de energia elétrica pública e domiciliar, rede de esgoto  e abastecimento de água potável”, informa a administração. O encontro foi articulado pelo deputado Mauro Bragato (PSDB).

Nos estudos para expansão, a entrada para passageiros será transferida para o prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, enquanto a atual entrada será exclusiva para cargas e manutenção de aviões. Além disso, estão previstas a construção de um novo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pátio de aeronaves e pistas de taxiamento entre outras  importantes infraestruturas.

Publicidade

Veja também