História

Desde sua fundação, em 2 de fevereiro de 1939, O Imparcial buscou ser mais que um jornal local, porque em torno de Presidente Prudente floresciam outros municípios, hoje são 54 na jurisdição da 10ª Região Administrativa. Esta folha está presente em 28 destas cidades. Era a consciência de que Prudente, como cidade-sede, não prosperaria se essas comunidades permanecessem isoladas, sem uma tribuna de suas reivindicações. Já naquela ocasião, o jornal se antecipava ao que viria tomar corpo e importância, decênios após, na Europa e nos EUA: o jornal regionalizado.

O veículo tem sobrevivido por todas estas décadas às crises políticas e econômicas do país, dependendo exclusivamente de suas receitas em anúncios e de sua circulação paga. Além disso, conquistou sua independência, não estando pois, atrelado a grupos políticos e econômicos. Como resultado dessa postura, é hoje credor de credibilidade regional. Também por todo esse tempo, esta folha passou por vários avanços da tecnologia, desde a utilização do tipo móvel em máquina plana, para as rotativas modernas e pela informatização. Mesmo no interior, conta com um design moderno, comparável aos grandes jornais brasileiros, de circulação nacional. Além disso, apresenta a maior tiragem da região oeste do Estado de São Paulo.

Juntamente do amplo noticiário regional, nas diversas editorias, alimentamos nosso leitor com conteúdo nacional e internacional de agências de notícias e um quadro rico de colaboradores, colunistas e articulistas. Com eles, garantimos ao leitor uma multiplicidade de opiniões.

Atualmente, o jornal tem concentrado seus maiores esforços para garantir ao leitor o conteúdo que atenda suas necessidades. Novas seções são integradas constantemente às editorias, para que os mais diversos públicos e idades se identifiquem com seu conteúdo. Para isso, seu projeto gráfico e jornalístico passa frequentemente por análises e reformulações.

Nossa proposta de melhoria é constante. E o leitor é um canal importantíssimo neste caminho de amadurecimento. O jornalismo e o seu modo de fazer estão em constante evolução, seguem um crescimento na mesma velocidade da informação. Com isso, trabalhamos para ampliar nossas alternativas na internet, com participação ativa nas redes sociais e em nosso site www.imparcial.com.br.

Pautados na responsabilidade com nosso leitor, na ética, no compromisso com a veracidade da informação e com o desenvolvimento da região, necessitamos manter ativa esta tribuna de reivindicações. Aliás, esta confiança de quem abre suas portas pela manhã, de terça-feira a domingo, para nos receber em seu lar, em seu ambiente de trabalho, na sala de aula, nos propicia a manutenção da postura que concretiza este jornalismo de credibilidade. Informar para transformar é lema deste que acredita na força de seu trabalho!

Nós Fazemos