Uma coisa puxa a outra

opiniao

| Walter Roque Gonçalves

Segundo pesquisa divulgada pelo Serasa e Ibope, os índices de microempresas individuais fechadas nos primeiros três anos de vida continuam altos e os motivos não estão relacionados exclusivamente com a recessão. A falta de crédito, planejamento e organização são ainda os principais fatores do fechamento precoce destes negócios. Assim sendo, como reduzir os riscos frente a estes fatores?

Vamos começar pelo planejamento. Planejar é, na essência, pensar nas consequências dos seus atos! Será que ao comprar à vista, faltará dinheiro no meu caixa para pagar outras contas? E, se meu estoque encalhar, terei recursos para manter minha empresa enquanto não liquido as mercadorias? Se o marketing aumentar a minha demanda, estou preparado para atendê-los? Claro que o planejamento é mais complexo do que responder as perguntas acima, mas, para quem não tem nenhum é uma boa forma de começar. São perguntas como esta que ajudarão o empresário a tomar decisões consistentes, reduzindo assim o risco de prejuízos.

Os planejamentos carregam a visão sistêmica da empresa e são pessimistas. É preciso avaliar os impactos caso as coisas não saiam como o planejado: caso as vendas caiam, o que farei com as novas contratações? Por outro lado, caso não faça as contratações e a demanda aumentar, perderei vendas importantes? E assim por diante!

Portanto, o pessimismo no planejamento é necessário, pois, este esforço entregará alternativas caso haja problemas com o plano principal. Por outro lado, na execução, o otimismo é fundamental para geração da sinergia e fomento de uma equipe motivada: acredite fortemente nos melhores resultados, neste momento.

Quanto a organização, pense naquele momento que se está em cima do horário e não encontra-se o calçado, simplesmente porque não foi colocado no lugar de sempre! Então, com as empresas acontecem isso o tempo todo, são pequenas coisas que geram perdas de tempo e dinheiro que precisam de atenção.

Por fim, o crédito para financiar o crescimento da empresa. O melhor deles é o da própria empresa, gerada com organização de caixa, reservas e inteligência financeira! Buscar bancos para contrair empréstimos deve ser a última opção e quando necessário deve ser feito com cautela, planejamento e organização.

Para quem está começando sugiro que comece simples, utilize perguntas básicas e se organize como puder. Nunca comece negócio nenhum sem o mínimo para o capital de giro. Logo, os resultados aparecerão, sejam eles financeiros, na redução da ansiedade e incertezas, afinal, estes fatores andam juntos, uma coisa puxa a outra.

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