Internet e transparência

 14/08/2017 11:41:45  - Gustavo Ungaro

No passado remoto havia a ágora, ampla arena aberta, em formato de circo, na qual os cidadãos romanos e gregos da antiguidade costumavam se reunir para discutir os problemas da comunidade e decidir sobre as soluções. Hoje há o plenário da Câmara Municipal, o auditório da Prefeitura, o salão paroquial, sindical e vários outros espaços para a participação, mas talvez a ágora mais eficaz em nosso mundo contemporâneo, seja a conexão virtual propiciada pela internet, por meio de redes sociais, aplicativos eletrônicos, sites e grupos instantâneos de troca de mensagens, nos quais frequentes piadas motivam gargalhadas circenses boas a romper com a sisudez do cotidiano.

Natural, portanto, que os governos acompanhem a evolução das práticas e das tecnologias e se abram à participação também por meios não presenciais, interagindo com os cidadãos pela internet e também pela rede mundial de conexão à distância. Para que possam prestar contas, apresentar os dados mais relevantes para o controle da sociedade em relação às atividades estatais e ao uso dos recursos da coletividade.

Daí a importância, atualmente, dos Portais da Transparência, locais virtuais abertos 24h, livremente acessíveis por qualquer pessoa – mediante internet, claro – e obrigatórios por lei, para que se saiba onde são utilizados os valores recolhidos por meio da tributação: salários, contratos, repasses, obras, manutenção, educação, saúde, segurança...

O novo Portal da Transparência do Estado de São Paulo acaba de ser lançado e vale uma visita, pois ele agora está ainda mais simples e adequado para acesso por celular: são 40 aplicativos que podem ser instalados gratuitamente, além de informações em mapas, indicadores estaduais e municipais, concursos públicos, licitações, publicações do Diário Oficial, relação de cargos, nomes e endereços, entidades sociais e muitos outros dados de interesse geral, abrindo também os canais para contato com as Ouvidorias, que recebem denúncias, sugestões, reclamações, pedidos de informação, elogios e quaisquer manifestações de interesse do cidadão. Mais de 30 mil pessoas já o visitaram apenas na primeira semana de funcionamento!

Acesse o www.transparencia.sp.gov.br, verdadeira ágora da modernidade, e conheça um pouco mais a gestão pública, acompanhe o que é feito com seu dinheiro e participe, pois a tecnologia deve estar sempre a serviço do bem-estar das pessoas e do fortalecimento da cidadania.

Comentário