Zé Helder & Ricardo Vignini tocam “Moda de Rock toca Led Zeppelin”

15 músicas estão disponíveis na internet; dupla de violeiros, na estrada há 11 anos, já homenageou bandas como Iron Maiden e Metallica

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 08/09/2018
Horário 04:00
Rita Parran - Zé Helder e Ricardo tocam juntos há 11 anos e mantém o projeto Moda de Rock desde 2007
Rita Parran - Zé Helder e Ricardo tocam juntos há 11 anos e mantém o projeto Moda de Rock desde 2007

No ano em que a banda britânica Led Zeppelin completa seu 50º aniversário, Ricardo Vignini & Zé Helder lançam o CD “Moda de Rock toca Led Zeppelin” com show no Sesc (Serviço Social do Comércio) em São Paulo (SP) na quarta-feira, dia 5 de setembro. A obra já está disponível na internet desde julho e traz 15 faixas que foram selecionadas da trajetória do grupo desde 1968. As músicas oferecem uma pitada de personalidade e viola caipira. 

A dupla de violeiros está na estrada há 11 anos e já realizou mais de 300 shows pelo Brasil e no mundo com o projeto “Moda de Rock” que já homenageou bandas como Iron Maiden e Metallica. Este 3º álbum lançado em estúdio levou quatro meses para ficar pronto e em comemoração, prepararam um show com participações especiais de artistas como Ana Deriggi, Sérgio Duarte, Fábio Tagliaferri e Rodrigo Suricato. Essa é a primeira produção - desde a primeira em 2011 – que possui músicas com vocal. Serão seis no total cantadas pelos convidados e por Zé Helder.

Segundo Ricardo Vignini, a escolha do Led Zeppelin deu-se ao fato de que ambos gostam do estilo e das músicas do grupo. Conforme ele, esta foi uma banda muito importante em sua vida, uma vez que a ouve desde criança. O violeiro explica que apenas as faixas que possibilitavam o emprego de uma nova personalidade foram as escolhidas.

“Temos nosso próprio jeito, então procuramos mesclar. As pessoas falam que o rock acabou, mas o nosso trabalho é agregar público, unir gerações, e é comum ver em nossos shows pais e filhos curtindo juntos. Nós temos essa proximidade com os novos”, explica.

Parceria produtiva

De acordo com Ricardo, as parcerias tiveram como principal base o amor pelo Led Zeppelin. Mesmo cada um dos artistas convidados terem seu estilo, todos nutrem um carinho especial pelo rock. “Led Zeppelin une as pessoas [risos] a Ana, por exemplo, é a melhor cantora de rock que eu conheço. Eu e o Sérgio nos conhecemos há quase 25 anos, o Fábio tem formação erudita, mas gosta muito de rock. E foi assim que nos unimos”, expõe.

Rita Perran - Amigos perceberam que tinham um gosto musical parecido - ambos nasceram em 73 e cresceram no mesmo cenário musical

Unificação violeira

Ricardo Vignini conta que os caminhos dele e Zé Helder se cruzaram em 2007 quando ele participou da produção de um disco do amigo. E com o tempo ambos perceberam que tinham um gosto musical parecido - ambos nasceram no ano de 1973 e cresceram no mesmo cenário musical.

“No começo eu tocava guitarra em algumas bandas e ele contrabaixo, começamos com uma brincadeira aqui e outra ali, e aos poucos o hobby foi virando profissional”, pontua.

Ricardo brinca ao dizer que hoje a dupla é composta por um guitarrista e um baixista que se apaixonaram pela viola caipira e migraram de instrumento. Grande influenciador nessa decisão foi o gênero musical blues. “A primeira vez que ouvi uma viola foi paixão à primeira vista, começamos a ver uma possível transição do rock para o blues que é uma música rural acústica. Esse estilo não é muito popular no Brasil, então pensamos ‘por que não fazer nosso rock com isso?’ E foi assim. Eu falo que música é igual comida, você começa com arroz e feijão, depois conhece comida japonesa, italiana e por aí vai...está constantemente agregando algo”, acentua.

Moda de Rock

O projeto nasceu em 2007 quando os violeiros resolveram mostrar seu potencial e junto a isso reviver canções que marcaram a época de adolescência. Segundo a assessoria da dupla, a proposta era adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira.

“Em 2011 surgiu o primeiro CD do projeto, o “Moda de Rock – Viola Extrema” que conquistou a mídia e foi um sucesso de vendas lotando shows no Brasil, México, Canadá, Estados Unidos e Argentina”, informa a assessoria.

Já o segundo trabalho veio em 2016 com o disco “Moda de Rock II” que recebeu o prêmio ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção e circulação do CD pelo Estado. Entre as bandas que originaram o conteúdo estão: Queen, Ramones e Pink Floyd.

“Temos nosso próprio jeito, então procuramos mesclar. As pessoas falam que o rock acabou, mas o nosso trabalho é agregar público, unir gerações, e é comum ver em nossos shows pais e filhos curtindo juntos”

Ricardo Vignini

violeiro

 

“Moda de Rock toca Led Zeppelin”

Black Dog

All My Love

Rain Song

Friends

Going to California

No Quarter

Immigrant Song

Tangerine

Good Times

Bron” - Yr - AUR

Dancing Days

Thank You

Foursticks

D'Yer Mak'er

Kashmir (bônus)

Publicidade

Veja também