Volume de chuvas em março fica abaixo da média

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 13/04/2018
Horário 09:15
Previsão para abril em Prudente, conforme climatologista, é de mês mais frio e seco
Previsão para abril em Prudente, conforme climatologista, é de mês mais frio e seco

Em março, choveu aproximadamente 104 mm (milímetros), 17% abaixo da média normal de 126 mm que são registrados neste período, de acordo com o climatologista José Tadeu Garcia Tomaselli, 59 anos.

“Mês passado, com certeza, foi mais quente do que comparado com a mesma época em 2017, pois foi menos chuvoso do que a média”, explica o climatologista. Ele aponta ainda que, apesar do tempo mais quente, março ainda está dentro dos padrões e não foi atípico. “O que acontece é que um ano nunca vai ser igual aos outros, mas o mês avaliado ainda estava dentro da variabilidade analisada”, observa.

As temperaturas subiram para 26,6°C e superaram a média mensal de 25°C, ou seja, mais quente do que janeiro e fevereiro deste ano, conforme Tomasseli. Além disso, comenta que as previsões de abril revelam um mês mais seco e frio, e não sai da normalidade.

“A série histórica para este mês é de 70 mm e, consequentemente, terá um valor mais significativo para dias mais frescos em que a temperatura pode chegar a cair para 23,4%”, avalia o climatologista. Tomaselli também esclarece que as previsões para junho, julho e agosto ainda não são certas, entretanto, garante que o clima frio vai aumentar. “As temperaturas médias prudentinas serão mais frias conforme os dias que vão ficar mais curtos”, analisa.

 

 

O que acontece é que um ano nunca vai ser igual aos outros, mas o mês de março ainda estava dentro da variabilidade analisada

José Tadeu Garcia Tomaselli

climatologista

 

SAIBA MAIS

As séries históricas da temperatura de cada mês e de volume de chuvas são estudadas em Presidente Prudente desde 1944.

Publicidade

Veja também