Vivência de skate street reúne 40 crianças em Prudente

Em busca de interação e coletividade, participantes são incentivados à prática da modalidade esportiva

Esportes - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/07/2018
Horário 10:32
Marcio Oliveira - Pequenos se aventuraram ontem na companhia de instrutores
Marcio Oliveira - Pequenos se aventuraram ontem na companhia de instrutores

Na tarde de ontem, aproximadamente 40 crianças participaram de uma vivência de skate street, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Como parte da programação do Programa de Férias, que leva o tema “atividades físicas de aventura na natureza”, os pequenos puderam passar algumas horas na companhia de instrutores da Associação Prudentina de Skate, que compartilharam todo o conhecimento da área aos iniciantes da modalidade.

A busca pela interação e coletividade são os principais objetivos mencionados pelo presidente da Associação Prudentina de Skate, Rafael Barbosa Fernandes. Segundo ele, a modalidade precisa ser praticada em grupo, uma vez que “pode ficar chata e um pouco monótona, quando vivenciada sozinha”. Com isso, acredita ser importante que as crianças conheçam esse lado “divertido” do esporte, para que tenham vontade de aprender cada vez mais.

De acordo com Rafael, que coordenou a atividade no Sesc Thermas, a modalidade de skate street surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, sendo a prática mais comum conhecida como o skate de rua. “Com a parada das ondas, os surfistas resolveram adaptar as pranchas de surf para a rua, e foi aí que brincadeira teve início”, acrescenta. Ainda assim, explica que existem diversas modalidades, quando levados em consideração os tipos de pistas, no entanto, “a arquitetura não se altera, sendo o street praticado”.

E não foram apenas os adultos que lecionaram as aulas, teve até criança que compartilhou os ensinamentos aos colegas. Inspirada no hobby do pai, a monitora mirim Isabelly Miyuki Jardim de França, 11 anos, pratica a modalidade há três anos, e com o aprendizado adquirido dentro de casa, resolveu contribuir com a oficina. “Eu me considero professora, e fico feliz em poder ajudar as crianças a darem os primeiros passos no skate. Quando direciono alguém a subir a rampa, por exemplo, faço com que ela se inspire em mim”, explica.

Quem demonstrou felicidade em participar da aula foi o estudante Miguel Caravina de Freitas Gulim, 11 anos, que já tinha experiência com o equipamento. A fim de não ficar parado no período de férias, resolveu deixar os jogos de celular de lado e praticar atividade física. “Não gosto de me trancar em casa, gosto de praticar atividades que fujam da minha rotina”, expõe.

Serviço

A programação de férias não acaba por aí. A partir das 13h de hoje, ocorrerá no Bosque do Sesc Thermas, a oficina “Shape de Skate Artesanal”, que vai ensinar as crianças a reutilizarem a base do equipamento como forma de artesanato. As inscrições são limitadas e devem ser feitas na central de atendimento, que fica localizada na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

 

 

Publicidade

Veja também