Vivência além da Terra

Observatório, na Cidade da Criança, permite a observação de astros e eventos celestes às quintas e sábados à noite, de forma gratuita e sem agendamento prévio

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 02/02/2020
Horário 06:07
Cedida/Cidade da Criança: Observatório fica na Cidade da Criança e abre as quintas e sábados
Cedida/Cidade da Criança: Observatório fica na Cidade da Criança e abre as quintas e sábados

Desde 2003, na Cidade da Criança, em Presidente Prudente, o Observatório é um espaço que permite, as quintas e sábados, a observação de astros e eventos celestes, como por exemplo, planetas, estrelas e eclipses. O planetarista do local, Rafael Gomes da Silva, 23 anos, afirma que a observação pode ser realizada em noites claras, sem chuva e sem a presença de nuvens, por telescópios. No Observatório da Cidade da Criança temos um ambiente elevado com ótima visibilidade para realização de observações noturnas”, aponta.

O profissional lembra que não há um limite pré-estabelecido para visitantes por dia, no entanto, expõe que um número entre 30 a 40 pessoas por observação é o indicado, para que todos os participantes tenham uma boa experiência com o uso do telescópio em mais de um astro, e entenda bem algumas explicações sobre os astros celestes de possíveis visualizações na data.

“Contamos com cinco telescópios, sendo três móveis e dois fixos. O número de telescópios utilizados é proporcional ao número de pessoas nas observações”, aponta Rafael. Além de observar os astros celestes em tempo real, há também uma breve explicação de cada evento observado no céu. O espaço conta ainda com banheiros acessíveis, masculino e feminino, e bebedouro d’água para os visitantes.

Já sobre a importância de um ambiente como este para a cidade e também região, o planetarista finaliza ao dizer que o Observatório tem caráter educacional, o que permite aproximar mais o público dos efeitos celestes. “O mesmo também pode servir como incentivo para crianças e jovens em ingressar em estudos acadêmicos da área, quem sabe até um Astronauta, não é?”.

Por que a Cidade da Criança é um espaço apropriado para contemplar este observatório?
De acordo com o planetarista Rafael Gomes da Silva, três pontos fortes respondem tal pergunta:

- Pelo parque ser um local de lazer, é perfeito para trazer a família e curtir a noite em uma observação com telescópios. Isso demonstra que o parque não tem apenas atrações diurnas, mas também noturnas;

- Topografia privilegiada do local e da edificação, no qual é possível ter maior observação do céu e do horizonte. O exemplo disso está a observação do planeta Vênus, que normalmente só é visível em uma linha próxima ao horizonte.

- Por ser fora da cidade há menos poluição visual, tanto de prédios quanto de luzes. O céu observável em zonas não urbanas é um requisito para a instalação de um Observatório.

SERVIÇO
O público do Observatório é livre, sendo assim, todos podem visitar o local de forma gratuita e sem a necessidade de agendamentos. Os horários das observações são das 19h até às 22h, todas as quintas-feiras e sábados, porém, em caso de tempo nublado e chuva as observações podem ser canceladas. A Cidade da Criança fica na Rodovia Raposo Tavares, km 561, em Presidente Prudente. O telefone para informações é o 3902-9333.

 

Cedida/Cidade da Criança

Rafael diz que Observatório tem caráter educacional

Publicidade

Veja também