Cedida -  Capacitação acontecerá nos dias  27, 28 e 29 de agosto

Foto: Cedida - Capacitação acontecerá nos dias  27, 28 e 29 de agosto

CAPACITAÇÃO

Vigilância Sanitária oferece curso para boa manipulação de alimentos

Oficina conta com orientações como itens que tratam da limpeza, organização e higiene do ambiente e dos utensílios utilizados na cozinha dentre outros

  • 16/08/2019 18:23
  • DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Sanitária, oferece gratuitamente o curso básico de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, direcionado ao setor de restaurantes comerciais. A capacitação acontecerá nos dias  27, 28 e 29 de agosto. São 40 vagas oferecidas e as inscrições já estão abertas pelo site www.saudepp.sp.gov.br/saudepp/vigilancia ou na própria Vigilância.

O curso é voltado para proprietários de restaurantes, marmitarias, self-service. De acordo com a supervisora da Vigilância Sanitária, Valéria Monteiro Vendramel, a intenção é de oferecer o curso de acordo com o que a lei exige. “O objetivo é capacitar os donos de restaurantes, para que sejam disseminadores de conhecimento, com a intenção de servir um alimento mais saudável para a população”, explica.

Conforme a educadora de saúde, Maria Clara Sahu, o curso conta com orientações de acordo com a lei, como por exemplo, itens que tratam da limpeza, organização e higiene do ambiente e dos utensílios utilizados na cozinha, acondicionamento e rotulagem correta dos alimentos, tábuas de cores, para diferentes usos, lavatório exclusivo para mãos.

“Estamos oferecendo a capacitação, e durante a realização dos cursos, dando um prazo para em seguida poder intensificar a fiscalização de acordo com a lei, observando questões como higiene, limpeza, conservação de alimentos”, salienta.

O curso aborda as boas práticas de manipulação de alimentos para os empreendedores do setor de restaurantes e obedece à exigência da Portaria CVS (Centro de Vigilância Sanitária) nº 5 de 2013 e que trata sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Estabelecimentos Comerciais de Alimentos e para Serviços de Alimentação.