Vigilância Epidemiológica confirma 1ª morte por dengue em Prudente

Vítima, uma mulher de 49 anos, morreu na madrugada da segunda-feira; cidade contabiliza 704 catalogações positivas da doença e órgão intensifica trabalhos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 09/05/2019
Horário 21:04
Arquivo - Vigilância mantém trabalhos, mas pede empenho da população
Arquivo - Vigilância mantém trabalhos, mas pede empenho da população

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou na tarde de hoje a primeira morte por dengue na cidade. Como noticiado por esse diário, a vítima foi uma moradora do Parque Alvorada, na zona leste, que morreu na madrugada de segunda-feira. Na ocasião, ela chegou a receber atendimentos médicos no município, quando apresentou piora no estado de saúde e o quadro clínico evoluiu a óbito enquanto esteve na Santa Casa de Misericórdia.

Em contato com a reportagem, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, relatou que “infelizmente o laudo médico atestou a morte por dengue” da paciente. Até então, apesar do número de casos, esse foi a primeira ocorrência que tratou a patologia como causa suspeita. E a partir de agora, assim como já tinha realizado anteriormente, a equipe da Epidemiológica retomará o serviço de bloqueio e nebulização no Parque Alvorada. “Ontem [quarta-feira] mesmo as equipes de campo estiveram novamente por lá, assim como o grupo da ESF [Estratégia de Saúde da Família]”, frisa.

Prudente contabiliza hoje 704 registros da doença, sendo 688 autóctones, aqueles contraídos no município, e outros 16 importados, vindos de outras localidades. Ademais, o município possui outras 1.255 notificações.

Ações

Como destaca a supervisora da VEM, o município tem desenvolvido uma série de ações, como mutirões de limpeza, e a mais inédita ação, informada hoje pela pasta e divulgada por O Imparcial, que são os aspiradores de mosquitos Aedes aegypti, utilizados em bocas-de-lobo. A ideia é promover a localização e erradicação de possíveis criadouros em bueiros.

Mas Elaine lembra que a atitude da população é importante, como sempre é orientado, quanto à limpeza de quintais, como tampar caixa d’água, virar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, entre outros.

 

Publicidade

Veja também